Notícias

Para ministro, investimento em ciência, tecnologia e inovação é fundamental para o país

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, enfatizou a importância do investimento em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do país. Nesta terça-feira (16), ele participou da abertura oficial da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília.

“A ciência é a principal mola propulsora do desenvolvimento. Não há país no mundo que tenha superado suas dificuldades, melhorado a qualidade dos serviços oferecidos à população, que não tenha adequadamente investido em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Kassab.

O ministro enfatizou que é preciso investir mais em pesquisas científicas e em inovação. Um dos meios para isso, segundo ele, é ampliar os investimentos oriundos da iniciativa privada e a liberação de mais recursos de âmbito público para o setor.

“Estamos muito aquém do desejado. No Brasil, os recursos públicos até pouco tempo atrás eram exclusivos, havia muito pouco recurso privado à disposição desses investimentos. O país precisa investir mais. É fundamental que haja a disponibilização de mais recursos públicos para financiar o desenvolvimento da pesquisa, ciência e inovação”, destacou.

Kassab aproveitou a ocasião para circular pelos estandes instalados Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e cumprimentou alunos da rede pública de ensino que circulavam pela feira. Visitou espaços como da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e conheceu diferentes projetos que são apresentados ao público. O ministro lembrou que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma maneira de aproximar as crianças ao mundo científico.

“É uma oportunidade de oferecer para essas crianças a chance de conviver com ciência e inovação despertando talentos. Quem sabe isso não desperta a vocação delas. Essas crianças são o foco principal dessa semana”, afirmou.

O tema deste ano é “Ciência para a redução das desigualdades”. A temática foi inspirada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Nada melhor do que a ciência para combater a desigualdade”, ressaltou o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Alvaro Prata.

Premiações 

Durante a cerimônia de abertura, o ministro Gilberto Kassab entregou ainda um computador e um quadro à vencedora do 2º Concurso de Identidade Visual da Semana Nacional de Ciência e tecnologia, Helen de Souza Nunes. A estudante de ensino médio de Guirantinga (MT) é a responsável pelo desenho que ilustra o material da SNCT.

O ministro também conferiu um diploma de honra ao mérito a João Paulo Guerra Barreira, de apenas oito anos. Ele é considerado o mais jovem escritor bilíngue do mundo e o embaixador da Nasa.

Atrações

Nesta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os visitantes poderão conhecer o projeto Sirius – um acelerador de partículas em construção no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). O Sirius vai funcionar como um enorme raio X capaz de enxergar até as menores partes da matéria. Trata-se do principal projeto da ciência brasileira, que vai colocar o país na fronteira do desenvolvimento de pesquisas em diferentes segmentos, como nanotecnologia e engenharia de materiais.

O MCTIC também vai apresentar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e a nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), além de uma maquete de cidade digital, com peças confeccionadas por impressora 3D.

A Vila do Recondicionamento terá a participação de sete CRCs de todo o país, que levarão trabalhos realizados pelos alunos, como impressora 3D, drones feitos com resíduos, computador recondicionado que funciona submerso em óleo mineral e tecnologias assistivas.

Aplicativo

Uma das novidades da 15ª SNCT é um aplicativo com a programação e as estatísticas em tempo real das atividades cadastradas. O sistema será disponibilizado gratuitamente, e é compatível com as plataformas Android e iOS.

Também estiveram presentes à cerimônia de abertura da SNCT o ministro interino da Integração Nacional, Gustavo Canuto; o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal, Sérgio Sampaio; o secretário-executivo adjunto do MCTIC, Alfonso Orlandi Neto; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges; o presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo; o presidente dos Correios, Carlos Fortner; o presidente da Telebras, Jarbas Valente; o presidente da SBPC, Ildeu de Castro; e a presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi.

Fonte: MCTIC