Notícias Associados

Padtec atinge a marca de 200 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas na América Latina

Oferecer ao mercado soluções avançadas de transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) e integralmente desenvolvidas no Brasil, tem sido o foco da Padtec, uma das maiores fabricantes de sistemas de transporte óptico da América Latina.

Durante o Futurecom, que se realiza entre 15 e 18 de outubro, em São Paulo, a empresa aproveita para anunciar um marco importante: o total de 200 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas na América Latina. “Os equipamentos da Padtec estão presentes nas redes das mais importantes operadoras de telecomunicações da América Latina”, afirma Manuel Andrade, CEO da empresa. “Além disso, nossa presença atualmente se estende ao mercado mundial, por meio de representantes e negócios em diversos países”, acrescenta Andrade, lembrando que a Padtec possui equipamentos comercializados em mais de 20 países e em todos os continentes.

Só no Brasil, a empresa já iluminou mais de 40 mil quilômetros de redes ópticas DWDM para provedores de serviços de internet (ISPs). Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec, cita como exemplo a rede construída no Cinturão Digital do Ceará por um consórcio formado por três grandes provedores da região nordeste. “Trata-se de uma rede DWDM de alta capacidade, dimensionada para receber até 40 canais e preparada para transponders de 100 Gb/s, que interliga várias cidades do estado”, destaca.

Esse marco se deve, também, ao ingresso da Padtec no mercado de transmissão óptica submarino que resultou no projeto do Cabo Junior (rede óptica submarina de alta velocidade fornecida pela Padtec para o Google no ano passado). Além disso, a capacidade da empresa de ofertar soluções adequadas as mais diversas necessidades beneficiam, também, a implantação de sistemas ópticos subfluviais – como o fornecido pela empresa para o Amazônia Conectada, programa do Ministério da Defesa que leva conexão banda larga ao interior do Amazonas através de vias fluviais.

Também com grande presença na Argentina e no Chile, as redes DWDM fornecidas pela Padtec cruzam as mais diferentes e desafiadoras geografias – como o Atacama, a Patagônia e os Andes –, garantindo tráfego de dados de 100 Gb/s nessas regiões. Do sul do México ao Panamá, na América Central, são mais de 15 mil quilômetros de redes ópticas de transmissão iluminadas para importantes operadoras dessa região.

Referência em tecnologia e sistemas DWDM para o transporte óptico de alta capacidade, a Padtec oferece um extenso portfólio de produtos, que atende às demandas fim a fim – em transporte, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, utilities e provedores de serviços.

Sobre a Padtec

A Padtec é uma fornecedora global voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos com tecnologia DWDM.  Seu amplo portfólio inclui equipamentos para acesso corporativo, DCI, SAN Extension, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância terrestres e submarinas. Spin-off originária dos laboratórios de comunicação óptica do CPqD, a Padtec possui negócios e representantes em todos os continentes e se destaca por sua presença nas redes de grandes operadoras e provedores de serviços. Resultado de uma forte vocação pela pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec leva seus usuários da tela de seus dispositivos para o mundo.

Fonte: Padtec