Notícias

Ministro reitera compromisso com investimentos em ciência e tecnologia

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta terça-feira (26) da inauguração do novo prédio do Laboratório Nacional de Nanotecnologia, em Campinas (SP). A obra será realizada com recursos oriundos do contrato de gestão firmado entre o MCTIC e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), ao custo total de R$ 3,5 milhões.

Antes da cerimônia, o ministro visitou as obras do Sirius, maior infraestrutura científica em construção no Brasil. “Cada vez que venho ao CNPEM, eu acredito mais no Brasil. E não apenas pela referência maior que vamos ter com o Sirius, mas por cada projeto e cada profissional aqui vinculado. Isso faz com que a gente entenda o quanto o Brasil tem se desenvolvido e qual é o seu potencial. Temos aqui a consolidação de um dos principais berços da ciência mundial”, afirmou Kassab.

Ele também defendeu os investimentos e o apoio do poder público às pesquisas científicas e ao desenvolvimento tecnológico do país. “Enquanto estivermos à frente dessa responsabilidade, vamos nos esforçar para que vocês possam levar adiante esses projetos, cumprir os cronogramas estabelecidos e, principalmente, corresponder à enorme expectativa que a sociedade brasileira tem em relação aos projetos desenvolvidos aqui.”

LNNano

O novo prédio do Laboratório Nacional de Nanotecnologia abrigará três microscópios eletrônicos de última geração, equipamentos de litografia de íons e elétrons e uma sala limpa para nanofabricação de dispositivos. Toda a infraestrutura será aberta à comunidade científica. Os primeiros itens a serem utilizados por pesquisadores externos serão os microscópios eletrônicos. A previsão é que eles estejam disponíveis em 2019.  Eles vão se juntar a outros seis equipamentos similares já em operação no LNNano.

“Abaixo da linha do Equador, não existe nenhum outro laboratório na área de nanotecnologia como esse”, afirmou o diretor do LNNano, Adalberto Fazzio.

Fonte: MCTIC