Notícias

IMS e Clamper, Associadas da P&D Brasil, destacam-se na mais recente edição da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”

A mais recente edição da pesquisa “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”, realizada pela Deloitte em parceria com a revista EXAME, traz, além do ranking das 100 empresas emergentes de maior crescimento no País, um levantamento das principais práticas e perspectivas dessas organizações.



A atual edição do estudo reflete os desafios de uma economia ainda em recuperação para realizar investimentos e gerar empregos. Apesar dos entraves, alguns caminhos despontam de forma clara no horizonte das empresas emergentes de sucesso: notadamente, o foco no treinamento e na retenção de talentos e em uma prática de inovação que, embora ainda não amplamente estruturada, seja capaz de aumentar a eficiência e a produtividade.



Depois de um período no qual o enfoque foi cortar custos operacionais e despesas administrativas, gerar receitas é o novo mantra das empresas emergentes de maior crescimento. Lançamento de novos produtos, entrada em novos mercados e até mesmo fusões e aquisições voltaram para as estratégias dessas organizações.



Confira a seguir os principais resultados da pesquisa



Treinamento para a economia digital Investimento em salários, benefícios e treinamentos como prioridade dos próximos três anos; medidas, apesar de concretas e importantes, ainda carecem de maior formalização



Inovação pragmática Mesmo em um ambiente de recursos escassos, as PMEs continuam investindo em inovação com foco em eficiência e acompanhamento da tecnologia; contudo, há um caminho a percorrer na adoção de uma estratégia formal de inovação



Geração de receitas em foco Depois de cortarem custos, a prioridade se tornou o aumento das receitas, seja por meio de investimentos em gestão de vendas, expansão geográfica ou aquisições



Operação resgate ao cliente Entre as ações para manter a trajetória de crescimento até 2020, as PMEs identificaram que ampliar a carteira de clientes é a mais efetiva; a centralidade do consumidor na estratégia das empresas ganha espaço



Indústria 4.0, um mistério A digitalização dos processos operacionais está no radar, mas ainda não é um investimento prioritário; há um certo desconhecimento de parte das PMEs sobre esse tema



No caminho para aprimorar a governança Entre as prioridades de investimentos futuros, pouco foram lembrados a definição de estruturas de governança e o gerenciamento de riscos; no entanto, aspectos envolvendo controles e gestão de riscos figuram entre as maiores preocupações



Best Managed Companies 2018 – Brasil



Com o objetivo de valorizar as melhores práticas de gestão entre as empresas emergentes de maior crescimento no País, a Deloitte conduziu, pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa “Best Managed Companies – Brasil”. O levantamento, inspirado em premiações realizadas pela Deloitte em países como Canadá e Irlanda, avaliou, entre “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”com receita líquida a partir de R$ 100 milhões em 2017, as organizações de destaque em cinco grandes áreas:



  1. Crescimento de vendas Empresa com a maior taxa de crescimento médio anual ponderado das receitas líquidas dos exercícios de 2015, 2016 e 2017.
  2. Crescimento de resultado Empresa com a maior variação percentual média das margens líquidas dos exercícios de 2015, 2016 e 2017.
  3. Fomento à inovação Empresa com maior pontuação em questionário sobre as práticas de inovação, pesquisa e desenvolvimento.
  4. Evolução do compliance Empresa com maior pontuação em questionário sobre as práticas de governança e conformidade.
  5. Práticas de sustentabilidade ambiental Empresa com maior pontuação em questionário sobre as práticas de desenvolvimento socioambiental.



Baixe a pesquisa completa com o ranking das 100 empresas emergentes de maior crescimento no País – Deloitte Brasil