Notícias Associados

CEITEC desenvolve tecnologia de automação logística para indústria de calçados

Etiquetas de identificação por radiofrequência permitem o controle da produção e evitam erros no pareamento dos modelos nas caixas

Uma tecnologia desenvolvida pelo Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec S.A) vai facilitar a logística da indústria de calçados. A solução permite o controle automático dos produtos desde a produção até a expedição e foi demonstrada na 43ª Fimec, feira do setor realizada em Novo Hamburgo (RS). A empresa pública de semicondutores é vinculada ao MCTIC.

O diretor técnico de negócios da Ceitec, Tadeu Lorenzi, explica que a tecnologia já está em uso por empresas desde o final do ano passado e cita os benefícios da rastreabilidade. “No mercado calçadista, o desafio é a grande variedade de produtos, modelos, cores, tamanhos, etc. Com a tecnologia, o trabalho de conferência de grandes remessas é reduzido para menos de 10 segundos. A gente brinca que agora é bem difícil de trocar o par nas caixas”, diz.

O chip desenvolvido pela Ceitec é uma etiqueta de RFID (identificação por radiofrequência), pela qual é possível manter o controle de qualidade interno e também de expedição dos calçados, evitando a remessa de produtos fora da especificação padrão. Por meio do chip é possível gerenciar e monitorar informações de toda a produção, como número de série dos sapatos, tamanho, lote e número de caixas.

A Ceitec atua no segmento de semicondutores por meio do projeto e da fabricação de chips (circuitos integrados) nas áreas analógica, digital, mista e de radiofrequência. A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para aplicações como identificação de animais, medicamentos, hemoderivados, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário e controle de ativos, entre outras. Localizada em Porto Alegre (RS), a Ceitec desempenha papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.

Fonte: MCTIC