Notícias

3ª Reunião Ordinária da Câmara Cidades 4.0

O encontro debateu os objetivos e as ações prioritárias para 2021

A P&D Brasil participou de reunião da Câmara Cidades 4.0, coordenada conjuntamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Ministério das Comunicações (MCOM) e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A abertura da agenda contou com a participação do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Sr. Paulo Alvim; do Diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga, Sr. Wilson Diniz; e da Sra. Sandra Holanda, representando o Secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR.

Foi apresentada a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, lançada no dia 08/12, a qual é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (SMDRU/MDR), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com o Ministério das Comunicações (MCOM). A finalidade central da Carta é de apoiar a promoção de padrões de desenvolvimento urbano sustentável, para viabilização de cidades brasileiras melhores para os cidadãos.

Na reunião também foram apresentadas as ações realizadas e a agenda de trabalho para 2021 pelos Coordenadores dos quatro Grupos de Trabalho da Câmara Cidades 4.0.

Sobre a Câmara Cidades 4.0: A Câmara é um fórum técnico para fornecer dados e subsídios à criação do Programa Brasileiro de Cidades Inteligentes Sustentáveis, que terá como base estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). O objetivo é estabelecer um modelo brasileiro de maturidade de cidades inteligentes sustentáveis em três dimensões: econômica, ambiental e sociocultural.