Notícias

MDIC articula R$ 6,8 milhões para UFRR

Brasília (25 de outubro) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, debateu nesta quinta-feira com o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Jefferson Fernandes, alternativas para incrementar as atividades da instituição e ampliar a captação de recursos federais. A instituição e o estado de Roraima como um todo têm sido impactados pela intensa migração de venezuelanos que cruzam a fronteira com o Brasil em busca de melhores oportunidades.

Na audiência, que contou também com a presença do diretor da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Weber Souza, ficou acertado que a UFRR receberá R$ 6,8 milhões para financiar obras necessárias no campus, como cercamento, esgoto, guarita, entre outras.

O MDIC, por sua vez, se comprometeu a organizar um seminário em Roraima para atrair empresas que tenham propostas e interesses em desenvolver pesquisas utilizando a lei de informática e conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos pela UFRR. A lei de informática da Zona Franca de Manaus exige a descentralização dos investimentos por todos os estados da região Norte.

“O Governo Federal está fazendo a sua parte para mitigar o impacto da migração dos venezuelanos. Até o momento, já foram interiorizados mais de 2.700 imigrantes”, disse o ministro Marcos Jorge. “Estamos priorizando nossas ações para dar uma resposta nesse momento em que os sistemas educacional e de saúde de Roraima estão tensionados”.

Para contribuir com a melhora da saúde no estado, o MDIC pretende colaborar para viabilizar a construção do Hospital 4.0 em Roraima. De acordo com o reitor, a universidade já está executando o projeto de construção de uma Policlínica, que seria o embrião para o Hospital Universitário. “Os alunos precisam exercitar a clínica e queremos liderar esse processo”, declarou o reitor Jefferson Fernandes. Ao que o ministro Marcos Jorge acrescentou: “Os hospitais de Roraima também estão impactados pela imigração e o governo federal está empenhado em ajudar”.

Fonte: MDIC