Notícias Associados

Tendências para administração de condomínios

Administrar um condomínio é uma missão que exige pulso firme, empatia e conhecimento em áreas diversas.

Embora o pulso firme a empatia e o conhecimento técnico sejam características primordiais, é importante salientar que a curiosidade também tem seu valor. Uma excelente administração de condomínios requer atualização constante do síndico com as novidades da área que o ajudam a melhorar sua gestão.

A inovação na área da tecnologia, assim como o aparecimento de novos processos de gestão, são imprescindíveis para que o síndico possa desempenhar sua função de maneira eficiente. Agindo assim, vai valorizar ainda mais o condomínio residencial ou comercial.

Vamos apresentar, a seguir, as principais tendências para gestão condominial.

Uso de aplicativos na administração de condomínios



Quando o assunto é tecnologia, as mudanças na área da informação e de como ela pode chegar ao público são extremamente relevantes. Um dos canais mais inovadores do momento para a gestão condominial são os aplicativos.

Muitos softwares desse tipo são usados para melhorar a comunicação entre as pessoas e facilitar a rotina do condomínio, como por exemplo: controle de acesso às áreas comuns, reserva de salão de festa, envio de QR Code (chaves virtuais) para os visitantes do condomínio, avisos a portaria para visitantes e encomendas, integração com sistema de câmeras e controle de acesso podendo a distância visualizar a portaria ou a garagem e ainda liberar o acesso remotamente, avisos e registro de ocorrências ao síndico entre outros recursos que ajudam no gerenciamento do condomínio. Há, ainda, opções valiosas para quem deseja controlar o fluxo de caixa do condomínio, entre outras atividades mais específicas desempenhadas pelo síndico. Portanto, é possível dizer que há uma solução adequada para cada tipo de situação.

No caso da administração de condomínios, contar com aplicativos inovadores, como o app da PredioTech, é relevante porque possibilita que o síndico e os demais moradores mantenham contato e fiquem por dentro das novidades. Sem dúvidas, é possível dizer que o uso de aplicativos em dispositivos móveis potencializam as chances de manter uma gestão efetiva.

Mediante o uso desse tipo de app, é possível realizar uma gestão mais planejada, organizada, eficiente e transparente. Por meio dessas ferramentas, pode-se deixar disponível a documentação de interesse dos condôminos como atas de reuniões, informações importantes, agenda de eventos, etc.

administracao de condominios - app

Terceirização de serviços



Em forte ascensão no mercado, a tendência da terceirização de serviços para condomínios pode ser uma opção interessante. Afinal, quem cuida da administração assume uma grande responsabilidade por diversas tarefas que não podem ser delegadas. Contudo, há atividades que não precisam ser centralizadas pelo administrador do condomínio, como a gestão dos funcionários da limpeza e da segurança, por exemplo.

Sobre a terceirização, antes de fechar contrato com qualquer empresa que ofereça serviços terceirizados, é recomendado fazer uma pesquisa para verificar sua reputação no mercado. Assim, você ficará tranquilo ao entregar essas tarefas nas mãos de profissionais capacitados para executar tais funções.

Algumas tarefas que podem ser terceirizadas são: limpeza, jardinagem, portaria e vigilância. Embora sejam as áreas que mais demandam terceirização, há outras atividades que também podem ser realizadas por terceiros, como o serviço de manutenção externa.

Do ponto de vista financeiro, recorrer à contratação de serviços terceirizados é uma opção para contenção de gastos e despesas. Entre as vantagens, estão a delegação de tarefas às pessoas que realmente entendem do assunto, e o gestor do condomínio pode focar a sua atenção nas atividades principais da administração.

Em suma, a contratação de empresas é importante não somente para desafogar o gestor em termos de atividades a serem realizadas, mas também permite melhorar a saúde financeira do condomínio a médio e longo prazo.

administracao de condominios - portaria remota



Tecnologia a serviço da segurança na administração de condomínios



Se antes mencionamos a importância da utilização de aplicativos dos mais variados tipos, como os de gestão, vamos aprofundar essa questão com relação à segurança.

É importante citar que os índices de criminalidade das grandes cidades brasileiras vêm aumentando. Portanto, a melhor atitude a ser tomada é investir em sistemas, dispositivos e equipamentos que potencializam a segurança dos condomínios. Assim, a tendência é que esses aparelhos e softwares de segurança estejam cada vez mais em alta.

Normalmente, aplicativos destinados à administração de condomínios têm uma área destinada à segurança. Isto é, são importantes para manter o ambiente protegido. Quando o software de gestão escolhido não oferece essa função, o jeito é procurar alternativas, como optar por um sistema específico de monitoramento.

Além dos apps, é possível dizer que a portaria remota segue como uma das principais tendências para os próximos anos. Isso porque ela permite o controle da portaria a distância, reduzindo a insegurança e diminuindo gastos como a mão de obra necessária para atender a portaria manual.

É perceptível que, ao tratar de tendências na administração de condomínios, muitas aparecem em destaque. Para não ficar de fora e aproveitar as oportunidades do mercado, fique atento às novidades e confira esse e-book. O material será de grande importância para a sua trajetória na gestão condominial.

Fonte: Intelbras