Notícias

Webinar P&D Brasil – Novos Modelos Tecnológicos de Contratações Públicas

P&D Brasil promoveu Webinar com o Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Sr. Cristiano Heckert, para debates sobre Compras Públicas – Novos Modelos Tecnológicos de Contratações.

A P&D Brasil promoveu mais uma edição de suas séries de Webinar, dessa vez sobre o tema: Compras Públicas e os Novos Modelos Tecnológicos de Contratações, com a presença ilustre do Secretário de Gestão do Ministério da Economia Cristiano Heckert, com a mediação do Presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Andrade, da Diretora Presidente, Rosilda Prates, e do VP do Conselho Deliberativo e Presidente da Câmara Temática Compras Públicas da P&D Brasil, José Luis Korman. Também participou da agenda o Coordenador-Geral de Contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Gestão/ME, Sílvio César Lima.

O Secretário de Gestão, Cristiano Heckert, que atua desde 2008 no tema de contratações públicas de TICs, apresentou um histórico dos principais arcabouços legais que envolvem as compras públicas para tecnologia da informação e comunicação. Destacou que a Secretaria procura atuar nas seguintes frentes: normativo, tecnológico e centralização de contratações e serviços.

Cristiano Heckert ressaltou que os órgãos públicos do Poder Executivo movimenta cerca de R$ 45 bilhões por ano em contratações públicas, e se considerar as empresas estatais, poder legislativo, poder judiciário, estados e municípios, esse número chega a R$ 800 bilhões. As compras públicas são importante vetor econômico e a tecnologia ocupa espaço crescente na agenda de aquisições, principalmente diante desse cenário de pandemia onde a demanda tecnológica teve um real crescimento. As aquisições governamentais representam 12% do PIB e a tecnologia tem sido cada vez mais expressiva nesse montante.

Como recentemente divulgado pela Secretaria de Gestão, está sendo estudada pelo governo uma medida, bastante disruptiva por sinal, permitindo que fornecedores do governo possam usar os contratos com o Poder Público como instrumento de antecipação de recebíveis, inclusive como forma de garantia para financiamentos bancários, como uma alternativa de destravar o crédito. Inciativa de grande relevância diante desse cenário de crise que as empresas vêm enfrentando. O Secretário Cristiano Heckert destacou que essa medida abrangerá todas as empresas, independente do seu porte econômico.

O Ministério da Economia iniciou um processo inovador para as compras governamentais, a criação de uma central de compras públicas, no estilo marktplace, para que os fornecedores do governo cadastrem seus produtos em uma determinada plataforma governamental. Uma super oportunidade das empresas exporem suas tecnologias no âmbito público.

O vídeo completo com a webinar da P&D Brasil sobre Compras Públicas, está disponível nem nossa página do Youtube.

                                                       

Fonte: P&D Brasil