SEMINÁRIO: O FUTURO À INOVAÇÃO E À COLABORAÇÃO PERTENCE!
O Seminário teve o propósito de dar maior publicidade à pauta de tecnologia desenvolvida no Brasil e os seus impactos positivos na qualidade de vida do cidadão brasileiro, impulsionando o país a alcançar patamares mais elevados nos índices de inovação e competitividade. Se propôs também a destacar as iniciativas que contribuem para a transformação digital do país e as estratégias de crescimento usadas por esse ambiente de inovação que o mundo vivencia.
O Futurecom é o maior evento de tecnologia, transformação digital e telecomunicações da América Latina, e a P&D Brasil decidiu levar estes seis painéis-temáticos para compor seu seminário, bem como grandes nomes das autoridades do governo, empresários e economistas para pensarem juntos o futuro e o desenvolvimento tecnológico no país durante a primeira tarde do evento (03).
De forma integrada, o primeiro e segundo painéis trouxeram os temas “A geração de riqueza e agregação de valor” e “Novos horizontes para a indústria nacional” para moverem a discussão com as ilustres presenças de Rosilda Prates, Presidente Executiva da P&D Brasil; Marcelo Andrade Presidente do Conselho Deliberativo da P&D Brasil; José Luis Gordon (BNDES); Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza e Grupo Mulheres do Brasil); Verena Hitner (CNDI/MDIC); Inácio Arruda (MCTI); Elias Ramos (FINEP); Carlos Baigorri (Anatel) e Hermano Pinto (Futurecom).
Ricardo Amorim, keynote speaker do terceiro painel, potencializou a mensagem que a P&D Brasil tanto preza de “Eu escolho a indústria nacional!”. Após sua fala, foi aberto um bloco interativo de perguntas e respostas com a plateia.
No quarto painel, e a partir do tema “Fortalecimento do mercado interno”, tivemos Antonio Carlos Porto e Ketty Lins, ambos da P&D Brasil, como mediadores da discussão. Outros grandes nomes marcaram presença para enriquecer o debate, como: Verena Hitner (CNDI/MDIC); Maximiliano Martinhão (MCOM); Hamilton Mendes (MCTI); Osório Coelho (MCTI); Cecília Vergara (ABDI) e Igor Nazareth (Embrapii).
Já no quinto painel, marcaram presença integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS): Rosilda Prates; Paulo Pereira; Glória Guimarães e Leandro Santos, este último representando Hélio Rotenberg, Conselheiro do CDESS. Aqui, foi discutido sobre “Alianças e colaboração para inclusão e diversidade”.
O sexto e último painel fechou a noite trazendo uma pauta bastante atual e necessária , “Economia verde, o Brasil e o Crescimento Sustentável”. Como mediadores da vez, Carlos Ohde e Leandro Santos, ambos da P&D Brasil. Entre os demais convidados estão: Vicente Bandeira (Anatel); Newton Hamatsu (FINEP); Guilherme Correa (MCTI); Pedro Garrido (Câmara dos Deputados).
Como síntese do vasto conteúdo gerado nessas magmas, entende-se que é de crucial importância que o Brasil consolide uma posição de apoio à tecnologia nacional, como agenda estratégica para o país. A adoção de políticas públicas direcionadas ao incentivo do desenvolvimento econômico e estímulo do avanço tecnológico nacional é necessária e urgente, além de ser uma das mais importantes ferramentas que o Estado pode oferecer ao ambiente tecnológico nacional, que desempenha papel estratégico no cenário econômico nacional e internacional.
Neste momento do mercado brasileiro, onde a inovação e a sustentabilidade econômica, social e ambiental almejam a devida importância, é necessário que o desenvolvimento tecnológico nacional inovador, a colaboração e o fortalecimento do mercado interno ganhem protagonismo. A P&D Brasil destaca que disso depende potencializarmos a geração de novos postos de trabalho, qualificados e de base, o adensamento da cadeia produtiva e a inserção do Brasil nas Cadeias Globais de Valor.
Rosilda Prates (P&D Brasil) destaca que “o Seminário da P&D Brasil traz ao debate, não à toa, que o futuro à inovação e à colaboração pertence, cujo objetivo é discutir o ambiente de desenvolvimento tecnológico e reunir o maior número de pessoas, formadoras de opinião, que se envolvem nessa agenda. Porque o Brasil precisa de uma indústria forte, para ser um país forte”.
O seminário é uma realização da P&D Brasil, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, e o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Agradecemos a presença e colaboração de todos presentes em nosso seminário.
Publicado em 06/10/2023