
Seminário Deep Tech Brasil
A Finep promoveu, no dia 8 de maio, em sua sede no Rio de Janeiro, o 1º Seminário Deep Tech Brasil, com o tema “Construindo uma política pública de apoio às Deep Techs”. A iniciativa representa um passo estratégico para o fortalecimento do ecossistema de inovação científica e tecnológica no país, reunindo representantes do setor público, da academia e de instituições da sociedade civil.
O evento contou com a presença de autoridades como o presidente da Finep, Celso Pansera; o diretor do BNDES, José Luís Gordon; o diretor do Sebrae, Bruno Quick; e a diretora da ApexBrasil, Ana Repezza. Em suas falas, os participantes destacaram o papel central das Deep Techs na neoindustrialização do Brasil, enfatizando a importância da articulação entre setores para transformar ciência em negócios e ampliar a internacionalização da inovação nacional.
A programação incluiu painéis temáticos sobre as raízes das Deep Techs, financiamento, internacionalização e estruturação de ecossistemas, com a participação de especialistas da USP, Embrapii, Gerdau Graphene, Sebrae, BNDES, Itamaraty, Petrobras, entre outros. Os debates foram moderados por Fernando Peregrino, chefe de Gabinete da Finep.
Foi firmado um protocolo de intenções entre mais de 20 instituições, incluindo a P&D Brasil, com o propósito de construir, de forma colaborativa, políticas públicas voltadas ao fortalecimento das Deep Techs no país.
O evento também marcou o lançamento do livro “A Finep e a Neoindustrialização – Startups, Deep Techs e seus Ecossistemas”, que consolida diretrizes e propostas construídas ao longo de 13 seminários regionais realizados em 2024 e da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

Foto: Finep