Notícias

Rosilda Prates, Presidente Executiva da P&D Brasil, integra o Conselhão

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) retoma à pasta do governo federal

A Presidente Executiva da P&D Brasil, Rosilda Prates, aceitou convite para compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) do Governo Federal, o conhecido Conselhão.

Rosilda Prates integrou o Conselhão até início de 2019 se destacando com sua participação e contribuições efetivas e colaborativas.

O CDESS constitui um fórum qualificado para a discussão de políticas públicas e a proposição de medidas à Presidência da República, que contribui com o aperfeiçoamento de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros, pautas convergentes com a visão e propósito da P&D Brasil.

Rosilda Prates, pontua que “as discussões abordadas no âmbito do Conselhão são importantíssimas para impulsionar o debate político e econômico na formulação de estratégias de apoio à indústria e a cadeia produtiva, fomentando maiores oportunidades de empregos e competitividade para trabalhadores e empresas instaladas no Brasil.”

A escolha dos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, feita pelo Presidente da República, prioriza a indicação de membros com trajetória profissional protagonistas e a disposição para prestar contribuições relevantes para uma agenda de Estado.

“Me sinto extremamente honrada em contribuir nesse fórum de peso, com pessoas dispostas a pensarem políticas públicas de impacto para a sociedade brasileira”, destaca Rosilda Prates.

Rosilda, é membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e do Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Membro da Câmara IOT/MCTI; Conselheira Consultiva da Rede EMBRAPII/MCTI de Tecnologias e Inovação Digital; Membro da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, Agro 4.0, Saúde 4.0 e Cidades 4.0; Conselheira no Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico (COPIN/CNI); Membro do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI/CNI). Atual Conselheira no Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Distrito Federal. Reconhecida por duas vezes como uma dos 20 profissionais de Relações Institucionais e Governamentais mais admirados do país – Revista Anuário RIG/2019-2021.

O Conselhão compõe a estrutura organizacional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Os conselheiros devem se reunir pela primeira vez em Brasília no próximo mês.

Sobre a P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação é formada por empresas que dominam o ciclo de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos seus produtos e soluções realizados no Brasil, com atuação na promoção do desenvolvimento tecnológico e internacionalização, estimulando o adensamento da cadeia produtiva, a agregação de valor e a geração de riqueza para o país. Indústrias nacionais e multinacionais de destaque no mercado brasileiro, dos segmentos de Automação Bancária, Automação Industrial, Energia, Informática, Redes, Saúde, Segurança, Semicondutores e Telecom, que investem em média 15% do seu faturamento incentivado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P&D,I e 3,23% com relação ao faturamento bruto total, superando inclusive os 1,16% da média nacional de dispêndios em P&D em relação ao PIB brasileiro. Com R$ 45,5 bilhões de faturamento anual, nossas empresas geram 55,5 mil empregos diretos, onde cerca de 5 mil estão concentrados em áreas do conhecimento. Entre os associados, ICTs que fazem parte do ecossistema de desenvolvimento tecnológico e inovação do Brasil importantes atores para a geração de conhecimento no país.