Rosilda Prates, Presidente da P&D Brasil, participa de audiência pública na Câmara dos Deputados
No dia 28 de outubro, Rosilda Prates, Presidente da P&D Brasil, participou como painelista de audiência pública promovida pela Subcomissão Especial Simplifica Ciência, vinculada à Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT) da Câmara dos Deputados, com a finalidade de analisar os impactos dos entraves burocráticos que comprometem o avanço da pesquisa científica e o desenvolvimento do setor de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Durante sua intervenção, Rosilda Prates, destacou gargalos regulatórios que dificultam o avanço da pesquisa científica e destacou a importância de um ambiente jurídico seguro para estimular investimentos em P&D e atrair centros de pesquisa e inovação (ICTs) ao país. A insegurança institucional e jurídica gera um ambiente de incertezas e compromete investimentos de longo prazo, além da assimetria de políticas que traz vulnerabilidade econômica, perda de autonomia tecnológica e dependência de fornecedores externos.
Rosilda também pontuou sobre as preocupações do setor com o veto ao prazo da Lei de TICs e Padis que afeta a capacidade de planejar e executar projetos de inovação com visão de futuro.
A audiência pública ocorreu sob a liderança do Deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), relator da subcomissão, e estiveram presentes o Deputado Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) e vice-presidente da CCT, além de representantes da Embrapa, ABDI, Softex, CGEE, Anpei, CNA e UnB.
A P&D Brasil reconhece a relevância da segurança jurídica e regulatória como pilares essenciais para o fortalecimento do ecossistema nacional de inovação e busca contribuir com propostas e diálogos construtivos junto ao Poder Público para promover um ambiente favorável à pesquisa, ao desenvolvimento e à competitividade tecnológica do país.
Foto: P&D Brasil








































