Reunião Ministério das Relações Exteriores
Ketty Lins, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da P&D Brasil, à convite do Ministério das Relações Exteriores (MRE), participou de agenda com a Coordenação dos Estados Unidos para discussões sobre.
Em atenção às preocupações manifestadas pelo setor produtivo brasileiro, o Ministério das Relações Exteriores convidou para reunião de coordenação, os representantes das entidades setoriais e empresários, para discussões sobre os impactos do controle das exportações de chips avançados dos Estados Unidos para o Brasil. Em janeiro de 2025, os Estados Unidos adotaram nova regulamentação para o controle da exportação de chips avançados de inteligência artificial (IA) e circuitos integrados (ICs), implementada por meio do Bureau of Industry and Security (BIS). A medida integra estratégia voltada à proteção da segurança nacional, buscando evitar o uso de tecnologias estratégicas por países considerados adversários ou em aplicações sensíveis, como defesa e cibersegurança. O Brasil está sendo considerado país de médio risco.
Ainda que voltada à segurança nacional norte-americana, a medida tem impactos amplos sobre a cadeia global de suprimentos no setor de semicondutores e levanta preocupações quanto à disponibilidade desses componentes no mercado internacional. Essa medida impacta diretamente a Política Nacional de Datacenters que está sendo desenvolvida pelo Brasil e o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial que prevê investimentos em infraestrutura.
O MRE relatou que está empenhado no contínuo diálogo estabelecido ao longo das últimas semanas com o governo norte-americano para reverter as medidas anunciadas e contrarrestar seus efeitos nocivos o quanto antes, o governo brasileiro avalia todas as possibilidades de ação para assegurar a reciprocidade no comércio bilateral, inclusive recurso à Organização Mundial do Comércio, em defesa dos legítimos interesses nacionais.
Com informações MRE.
Foto: P&D Brasil








































