Notícias

Reunião dos Grupos de Trabalho da Câmara Agro 4.0

P&D Brasil participou de reunião virtual coordenada pelo MAPA e MCTI

A P&D Brasil representada pela Presidente Executiva, Rosilda Prates, e pela Relações Institucionais e Governamentais, Ketty Lins, participaram da Reunião dos Grupos de Trabalho da Câmara Agro 4.0, coordenada pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A agenda reuniu representantes dos grupos de trabalho: Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Profissional, Cadeias Produtivas e Conectividade no Campo.

Durante a reunião foi apresentado pelo Diretor do Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária do MAPA, Sr. Cleber Oliveira, as Diretrizes de Inovação para a Agropecuária do MAPA. Também foi pontuada pela Coordenadora-Geral de Transformação Digital, DECTI/MCTI, Sra.  Eliana Cardoso, sobre a metodologia de trabalho da Câmara da Indústria 4.0 como modelo a ser implementado na Câmara Agro 4.0.

Ademais, foi definido um cronograma das próximas reuniões dos Grupos de Trabalho da Câmara Agro 4.0 e discutido os prazos e responsáveis dos trabalhos de cada GT.

Sobre a Câmara do AGRO 4.0 – A câmara foi criada em agosto/2019, quando foi firmado um acordo de cooperação técnica entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo da Câmara do Agro 4.0 é implementar ações para expansão da internet no meio rural, aumento da produtividade no campo e difusão de novas tecnologias e serviços inovadores nas propriedades rurais. Participam do espaço representantes de várias entidades do setor produtivo e de pesquisa agropecuária e de tecnologia do país.

Também participaram da agenda os representantes das empresas associadas: CEITEC, DATACOM, FURUKAWA, HT MICRON e WEG.