
Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do CDESS
P&D Brasil representada pela Gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Ketty Lins, participou da 2ª Reunião Geral de 2025 da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), cujo tema principal foi a apresentação do Portfolio de Investimentos para a Transformação Ecológica.
Na Plenária do CDESS de dezembro/2024, foi assinado simbolicamente um Acordo de Cooperação ABC/CEPAL/Fazenda/MDIC, através do qual a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) contratou, partindo de uma recomendação da CAE/CDESS, uma equipe de consultores para estruturar um Portfolio de Investimentos Estratégicos para a Transformação Ecológica. As diretrizes do projeto têm sido construídas a partir da coordenação de um grupo de conselheiros e a liderança técnica do projeto é da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
No último dia 29 de abril, os consultores do CEPAL apresentaram aos conselheiros do CDESS sua metodologia e cronograma de trabalho, para recebimento de contribuições de um conjunto mais amplo de conselheiros. A proposta é que, entre os dias 3 e 5 de junho, os consultores voltem a interagir com os conselheiros CDESS, por meio de oficinas setoriais (Bioeconomia, Indústria e Energia). Na ocasião, deverão ser apresentadas as primeiras versões dos Portfolios setoriais, para complementação e validação dos conselheiros. O objetivo é chegar à Plenária CDESS de junho com um Portfolio de Investimentos preliminar, a ser entregue ao Presidente Lula e a versão final do Portfolio deverá estar disponível para apresentação na COP30.
A reunião foi coordenada pelo Adriano Laureno do CDESS/Presidência da República, contando com a participação da Subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, Cristina Froes, Camila Stefani e Lígia Toneto, da Secretaria de Política Econômica/MF, Consultores da CEPAL, Conselheiros e Assessores do CDESS.

Foto: Abramat/Linkedin