Notícias

Reunião CEB – Coalizão Empresarial Brasileira da CNI

Encontro teve como pauta a apresentação da análise preliminar do Acordo Mercosul e União Europeia

A P&D Brasil, representada pela Relações Governamentais Ketty Lins, participou da reunião da CEB – Coalizão Empresarial Brasileira, coordenada nacionalmente pela CNI, para apresentação da análise preliminar do Acordo Mercosul e União Europeia.

Participaram da agenda o Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Sr. Lucas Ferraz, o Secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Pedro Miguel, a Diretora de Comércio e Negociações Comerciais do Ministério da Agricultura, Sra. Ana Lúcia Gomes, o Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Sr. Carlos Eduardo Abijaodi e o Sr. Reginaldo Arcuri, Presidente da CEB.

Na agenda foi apresentado pelos representantes do governo uma análise preliminar dos principais pontos do pilar econômico do acordo de Associação entre o Mercosul e União Europeia (UE), concluído no último dia 28 de junho.

A análise se baseou em três documentos principais: The agreement in principle, feito pela UE; Acuerdo de Associación Estratégica Mercosul-UE, feito pelo governo da Argentina e Acordo de Associação Mercosul-União Europeia, feito pelo governo do Brasil.

O documento apresentado foi elaborado com base em análises gerais. O real impacto do acordo apenas poderá ser medido após a disponibilização do texto final, principalmente com o conhecimento das ofertas e das regras de origem.

Com informações CNI/CEB.