Notícias

Reunião Agência Espacial Brasileira – Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos

A Diretora Executiva da P&D Brasil, Rosilda Prates, e a Relações Governamentais, Ketty Lins, participaram de agenda na Agência Espacial Brasileira – AEB, com o Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos Sr. Cristiano Trein, como oportunidades para o desenvolvimento tecnológico nacional.

Em sua apresentação o Diretor da AEB destacou as oportunidades geradas pela Internet das Coisas e o Agro 4.0: (i) a IoT não pode existir sem o apoio dos satélites; (ii) até 2023 haverá 5,8 milhões de conexões de máquina a máquina (m2M0 e IoT por satélite em todo o mundo. Ressaltou ainda que existem muitas vantagens competitivas nos satélites, quanto a cobertura, confiabilidade, longevidade, imediatismo, segurança e multidifusão.

Sobre a AEB – A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial. A Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE) estabelece objetivos e diretrizes para os programas e projetos nacionais relativos à área espacial, e tem o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) como principal instrumento de planejamento.