Notícias Associados

Projeto apoiado pela Finep conquista prêmio de inovação na área de telecomunicações

Padtec foi uma das vencedoras do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2020, um dos mais importantes na área de Telecomunicações no Brasil. A empresa conquistou o segundo lugar na categoria “Fornecedores de Produtos de Comunicações” com o projeto “Transponder de 1,2 Tb/s – TM1200G”, apoiado pela Finep.

O objetivo da Padtec foi desenvolver um produto capaz de contribuir para a redução do custo do bit transmitido nas redes, de forma a tornar a banda larga mais acessível no Brasil – e no mundo. O TM1200G é um transponder versátil que pode ser usado tanto para interconexão de datacenters com altas taxas de transmissão em curtas distancias de até 600 Gb/s e, também, em cenários de redes de médias e ultralongas distâncias com canais de 100, 200 e 400 Gb/s.

Outro destaque técnico do produto é o tamanho reduzido (1U altura e 300 mm de profundidade). Assim, o TM1200G se adequa tanto a bastidores mais curtos – mais comuns entre as operadoras – quanto a bastidores mais profundos. Mesmo menor, este transponder apresenta alta capacidade de transmissão, atingindo velocidade de até 1,2 Tb/s.

Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da Padtec, ressalta que o desenvolvimento dessa nova geração de transponders está alinhado ao compromisso da empresa de investir constantemente na evolução de sua linha de produtos, fornecendo ao mercado soluções inovadoras e no estado-da-arte da tecnologia em sistemas de comunicação óptica. “Para os clientes da Padtec, o investimento da empresa em desenvolvimento de novos produtos implica a disponibilidade de soluções capazes de atender às necessidades dos usuários, atuais e futuras, de maior capacidade e de qualidade na transmissão de dados”, destaca o executivo.

O projeto da empresa foi apoiado pela Finep através do Apoio Direto à Inovação – Finep Telecom – destinado a Planos Estratégicos de Inovação de interesse do setor de telecomunicações, conforme Resolução 97/2013 do Funttel – e contou com recursos do Funttel (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações).

Fonte: Finep