
P&D Brasil reúne associadas para discussões sobre a Política Nacional de Data Centers
A P&D Brasil reuniu suas empresas associadas de forma virtual, para apresentar os principais pontos que estão sendo discutidos na proposta do Poder Executivo quanto a publicação da Política Nacional de Datacenters.
O governo tem discutido de forma interministerial entre Casa Civil, Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da Ciência Tecnologia e Inovações, de Minas e Energia, além da participação do BNDES, uma estrutura para formulação de uma política pública para o desenvolvimento e qualificação de data centers no Brasil, em linha com os objetivos da Nova Industrial Brasil – NIB.
Trata-se de um regime de desoneração de bens sem produção nacional e de insumos para impulsionar a cadeia produtiva nacional, além de prever também que toda exportação de serviços a partir dos data centers também seja desonerada. Há ainda contrapartida de investimentos no Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), além de cumprimento de critérios de sustentabilidade, a partir do diferencial de energia limpa do Brasil.
A partir das discussões do grupo de associadas a P&D Brasil publicou uma carta aberta pontuando as preocupações que impactam a indústria nacional com produção e desenvolvimento de soluções aderentes à Política Nacional de Datacenters.

Foto: P&D Brasil