Notícias

P&D Brasil participa de reunião da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB)

Debates sobre as agendas do Mercosul e negociações extrarregionais.

A P&D Brasil participou de videoconferência da CEB – Coalizão Empresarial Brasileira que teve como pauta debates em torno das negociações extrarregionais entre Brasil e a Europa e Ásia; além de agendas do Mercosul.

Participaram da agenda representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Economia (ME) para tratar a respeito da agenda externa do Mercosul, em torno dos acordos Já concluídos entre Mercosul e União Europeia e Mercosul e EFTA.

Ademais, foi ressaltada a presidência pro tempore do Mercosul pela Argentina no primeiro semestre de 2021 e já para o segundo semestre, o Brasil assumirá a presidência pro tempore. Estão incluídas também na programação as comemorações do 30º Aniversário da criação do MERCOSUL.

Foram abordados também temas da agenda de trabalho do MERCOSUL, focados em consolidar e aprofundar o processo de integração do bloco regional, tais como a Tarifa Externa Comum, Regime de Origem, Comércio Eletrônico e de Serviços, Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), Setor Automotivo, questões institucionais, entre outros, bem como a agenda de relacionamento externo.

Sobre a CEB – Coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) é um mecanismo que reúne empresas e entidades empresariais de setores da agricultura, indústria e serviços com o objetivo de acompanhar e influenciar as negociações de acordos comerciais.