Notícias

P&D Brasil na Audiência Pública da Comissão de Juristas sobre Inteligência Artificial

P&D Brasil participa de Audiência Pública promovida pela Comissão de Juristas para subsidiar elaboração de substitutivo sobre inteligência artificial (IA)

A P&D Brasil, representada por sua Presidente Executiva, Rosilda Prates e pelo Gustavo Camargo, da área jurídica das Associadas, discursaram no Painel 4 – Contexto econômico-social e benefícios da Audiência Pública, onde foi discutido sobre desenvolvimento sustentável e bem-estar; concorrência e inovação; consumo e marketing, pesquisa e desenvolvimento de IA; bases de dados, direito autoral e mineração, da Audiência Pública da Comissão de Juristas do Senado Federal responsável por subsidiar elaboração de substitutivo sobre Inteligência Artificial.

Foi apresentado pela P&D Brasil, o perfil das empresas associadas que investem 16% do seu faturamento incentivado em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. como suporte às suas estratégias de negócios. A Presidente Executiva, Rosilda Prates, destacou ainda a relevância do tema para as indústrias de base tecnológica nacional, que além de desenvolver, são demandantes de tecnologias baseadas em inteligência artificial, daí a importância de se instituir um marco legal que permita o desenvolvimento da indústria nacional e impulsione a inovação no Brasil. Também foi destacado sobre a relevância de se definir um órgão que seja responsável pela coordenação das regulações de maneira setorial, além de estabelecer sanções bem definidas, com divisão de responsabilidades, levando em consideração os sistemas que podem gerar mais e menos riscos.

A P&D Brasil, no âmbito da Câmara Temática Política Industrial e Tributária, tem um Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial, responsável por discutir especificamente os impactos do Marco Legal de IA para a indústria de desenvolvimento tecnológico nacional e que tem contribuído significativamente ao debate.

   

Publicado em  29/04/2022