Notícias

P&D Brasil 10 anos

Promovendo o ambiente para empresas de base tecnológica nacional e geração de riqueza para o país

Com o propósito de promover o desenvolvimento tecnológico nacional e a internacionalização das empresas associadas, a P&D BRASIL – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação, completa 10 anos em 03 de agosto de 2022. Com participação protagonista em Conselhos e Fóruns, a entidade tem impulsionado o aprimoramento de políticas públicas que promovem a soberania tecnológica nacional e realizado agendas voltadas à sustentabilidade, protagonismo e atratividade de negócios para as Associadas.

A P&D BRASIL é formada por empresas que dominam o ciclo de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos seus produtos e soluções realizados no Brasil. A entidade surgiu a partir da necessidade de reduzir a dependência tecnológica e o déficit comercial de bens do setor, atuando na promoção do desenvolvimento tecnológico e estimulando o adensamento da cadeia produtiva, a agregação de valor e a geração de riqueza para o país.

Atualmente, a entidade com sede em Brasília, reúne 41 associadas, indústrias nacionais e multinacionais de destaque no mercado brasileiro, dos segmentos de Automação Bancária, Automação Industrial, Energia, Informática, Redes, Saúde, Segurança, Semicondutores e Telecom, que investem em média 16% do seu faturamento incentivado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P&D,I e 2,86% com relação ao faturamento bruto total, superando inclusive os 1,14% da média nacional de dispêndios em P&D em relação ao PIB brasileiro. Com R$ 32,3 bilhões de faturamento anual, as empresas geram 48,5 mil empregos diretos, onde cerca de 5 mil estão concentrados em áreas do conhecimento. Entre os associados, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) que fazem parte do ecossistema de desenvolvimento tecnológico e inovação do Brasil, importantes atores para a geração de conhecimento nacional.

É nesse contexto que se faz essencial a mobilização setorial por meio da representatividade da associação, que ocupa papel de destaque no ambiente governamental, levando as contribuições e as preocupações das empresas que representa. A P&D Brasil tem se mantido firme como um ator de relevância, contribuindo para a adoção de iniciativas que corroborem com a competitividade e sustentabilidade de suas associadas.

Ao longo desses 10 anos, a P&D Brasil tem conquistado cada vez mais papel de destaque em Conselhos e Fóruns de alto nível em nosso país. Presença sempre marcante, é referência em debates propositivos que impulsionam o ambiente de desenvolvimento tecnológico nacional e inovação.

Representar empresas de destaque no mercado brasileiro e global, faz da P&D Brasil uma entidade de alta performance, o que contribui na mobilização de atores de relevância, para angariar esforços em defesa de pautas de interesse do ecossistema de atuação da associação. E esse empenho é decisivo para a construção de debates amplos para o aprimoramento de políticas públicas de impacto do país.

Conectando quem investe com visão de futuro, impulsionamos a credibilidade da P&D Brasil, por meio de agendas que impulsionem a sustentabilidade, o protagonismo e a atração de negócios para nossas associadas. Pilares esses, que corroboram para nosso propósito de promover o ambiente de desenvolvimento tecnológico nacional e uma sociedade mais íntegra.

Marcelo Andrade – Presidente do Conselho Deliberativo da P&D Brasil

Rosilda Prates – Presidente Executiva da P&D Brasil