Notícias

“O Brasil só é forte se ele tem uma indústria forte”, diz Rosilda Prates, em discurso durante a Cerimônia de Sanção da Lei de TICs e Padis

Projeto de Lei 13/2020 amplia os incentivos ao desenvolvimento tecnológico no país e cria o Programa Brasil Semicon

Na busca de defender o processo de digitalização e fortalecimento industrial do país, Rosilda Prates, presidente executiva da P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação – fez discurso durante a cerimônia “Nova Indústria Brasil – Missão 4: Indústria e Revolução Digital”, ocorrida nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto. No evento, foi sancionado a Lei de TICs (PL 13/200), política esta que amplia os incentivos ao desenvolvimento tecnológico no país, além de estabelecer o Programa Brasil Semicom, que escala a indústria de semicondutores em cadeias globais.

“O Brasil só é forte se ele tem uma indústria forte” – diz Rosilda Prates na cerimônia, que teve a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, dentre outros ministros. A partir de políticas públicas como estas, as empresas podem planejar seus investimentos de longo prazo, inovar e atuar de forma mais competitiva frente aos mercados hegemônicos.

Em outro momento de sua fala, Rosilda Prates afirmou que “estamos dando um passo crucial para nos consolidarmos como uma potência tecnológica, valorizando as empresas que aqui [Brasil] produzem”. “A combinação da Lei de TICs com a Nova Indústria Brasil (NIB) forma um alicerce sólido para o fortalecimento da nossa economia e para a criação de um mercado interno mais robusto e dinâmico” – completou a presidente da P&D Brasil.

A P&D Brasil estima investimento de R$ 16 bi até 2026 por parte de suas associadas para fins de atividades em P&DI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), infraestrutura, ampliação da capacidade produtiva, modernização das linhas de produção, aquisições de máquinas e novos equipamentos, internacionalização e desenvolvimento de novas tecnologias, além da expansão de parques industriais.

Clique aqui para assistir ao discurso completo de Rosilda Prates.



Foto: MCTI

Publicado em 11/09/2024