Notícias

Ministros de Comunicações dos BRICS se reúnem em Brasília nesta quarta-feira

Agenda de reuniões de trabalhos tem o objetivo de discutir temas do setor de comunicações dos países que compõem o bloco

Será realizada nesta quarta-feira (14), em Brasília, a 5ª Reunião de Ministros de Comunicações dos BRICS. No encontro, são discutidos temas e questões de interesse no setor de comunicações dos países que compõem o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião será conduzida pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, em debates que incluem redes do futuro, Internet das Coisas (IoT), transformação digital, entre outros. Ao final, será realizada entrevista coletiva dos ministros com jornalistas.

A agenda da semana inclui, além da reunião de alto nível com os ministros e autoridades de governo, três outras atividades principais em paralelo. As resoluções e temas discutidos nessas atividades serão apresentados na reunião de ministros e servirão de subsídio para o debate e a produção da declaração final do encontro.

Na segunda-feira (12), será realizado o 1º Encontro do Conselho do Instituto de Redes do Futuro dos BRICS, onde serão apresentados o termo de referência e o plano de trabalho para aprovação, além da discussão de temas como pesquisa e desenvolvimento em novas tecnologias e padronização de redes de telecomunicações. O encontro deve reunir 35 representantes dos cinco países.

Na terça-feira (13), haverá a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre a Cooperação em TICs dos BRICS. Nesse evento, serão discutidas prioridades e atualizações das políticas de comunicações de cada país, bem como a coordenação do bloco em fóruns multilaterais e a apreciação do relatório do Encontro do Conselho de Redes do Futuro.

Ainda na terça-feira, empresas e representantes do setor privado dos países se encontram na 5ª Reunião de Engajamento Business to Business (B2B) dos BRICS. O tema é “Atração de Investimentos no Setor de Comunicações dos BRICS”, dividido em quatro painéis: Conectividade Rural e Soluções de Internet das Coisas para Agricultura, 5G, Expansão do Acesso à Internet em Banda Larga e Estratégia para Transformação Digital.

O evento empresarial reunirá cerca de 60 representantes. Pelo Brasil, participarão desse encontro a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) e a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

BRICS

O BRICS é o agrupamento formado por cinco grandes países emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que, juntos, representam cerca de 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial.

Além dos encontros presidenciais (cúpula e encontro informal à margem do G20), o BRICS organiza, por meio de sua presidência rotativa, cerca de 100 reuniões anuais, entre as quais cerca de 15 ministeriais e dezenas de encontros de altos funcionários, eventos técnicos, bem como reuniões nas áreas de cultura, educação e esporte.

Ao longo de 2019, o Brasil exercerá a presidência de turno do BRICS. A ênfase da presidência brasileira será na promoção de ciência, tecnologia e inovação; da economia digital; do aumento dos contatos entre o setor produtivo e o NDB; e no reforço da cooperação no combate a crimes transnacionais. Além disso, estão programados dezenas de eventos acadêmicos, esportivos, culturais e artísticos ao longo de todo o ano.

» Com informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE)

Fonte: MCTIC