Notícias

Ministro Marcos Pontes participa do Lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos

Evento na Câmara dos Deputados contou com a presença do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, participou na quarta-feira (18) do Lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos, coordenada pelo deputado federal Major Vitor Hugo (PSL/GO) e pelo senador da República, Vanderlan Cardoso (PP/GO). O secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério, Paulo Alvim, também participou do evento, que aconteceu na Câmara dos Deputados.

O Ministro destacou a importância de um sistema de Parques Tecnológicos que seja capaz de se integrar de uma forma sinérgica, respeitando as vocações locais, promovendo os negócios, o desenvolvimento econômico e social das localidades. Para ele, as empresas crescendo e se envolvendo, obtendo sucesso em suas regiões, gerando lucros e postos de empregos, é sinônimo de sucesso.

Marcos Pontes ressaltou também a questão da educação aliada ao desenvolvimento tecnológico, que “cresce de forma exponencial”, e que a área de ensino tem que acompanhar para reduzir o gap existente. “Para que esses empregos qualificados sejam realmente utilizados, que tenham profissionais preparados, e jovens igualmente preparados ”, disse o Ministro, ao citar também a educação profissionalizante, que vai ter que acompanhar esse processo, e flexibilizar a forma para as novas carreiras e atividades que vão aparecer.

“É um processo fácil? Não! Mas, nós temos todo esse grupo aqui para ajudar e a gente conseguir voar junto, para atravessar pelas dificuldades e resolver esses problemas, obtendo sucesso nessa empreitada como um todo”, enfatizou o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ao salientar a relevância do trabalho em conjunto em todas as esferas envolvidas com a temática dos Parques Tecnológicos.

Empreendedorismo e Inovação

O secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim, destacou no Lançamento da Frente Parlamentar Mista que o Brasil conta hoje com 43 Parques Tecnológicos em operação, em mais de 20 estados e no Distrito Federal.

“A gente tem que aproveitar porque estamos falando de postos de trabalho com boa remuneração, que geram impostos, que geram uma dinâmica muito favorável à economia, e todo esse conjunto de iniciativas vão começar a ser fortalecidas”, enfatizou o Secretário.

Paulo Alvim ressaltou também a importância de uma Frente Parlamentar voltada para os Parques Tecnológicos, contribuindo com um papel fundamental na convergência de iniciativas o que resultará cada vez mais na obtenção de resultados efetivos.

Fonte: MCTIC