Notícias Associados

Ministro do MCTI conhece projetos desenvolvidos pelo Inatel em visita ao campus

O Inatel recebeu o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, e apresentou os projetos do Instituto nas diferentes áreas da Engenharia em que atua. O Ministro visitou as instalações do Inatel Competence Center, que desenvolve soluções e serviços para empresas parceiras nacionais e multinacionais, além das pesquisa e soluções desenvolvidas na área de radiocomunicações, em especial as ações para as futuras redes de comunicações móveis 5G e 6G, que contam com o apoio do governo federal.

No FABLAB Inatel, o Ministro conheceu soluções de empresas que passaram pela Incubadora do Instituto, e aprovou o incentivo à inovação e ao empreendedorismo para os jovens. Foram apresentadas ao Ministro as iniciativas do FABLAB junto ao enfrentamento da pandemia de COVID-19, principalmente no apoio às unidades de saúde. No espaço foram produzidas cápsulas protetoras para ventilação não invasiva e mais de duas mil máscaras do modelo Face Shield para os colaboradores do hospital de Santa Rita do Sapucaí e da rede pública de saúde do município. Marcos Pontes recebeu de presente um astronauta impresso em 3D e autografou um outro exemplar para ficar exposto no laboratório.

No e-Health Innovation Center, voltado para as soluções de tecnologia para a saúde, o Ministro conferiu de perto o resultado da tríplice-hélice para a inovação, com a união da academia, indústria e poder público, que resultou na produção de um ventilador pulmonar. O equipamento, prototipado em poucas semanas por um grupo de voluntários, formado por professores, pesquisadores e alunos do Inatel, recebeu apoio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), ligada ao governo federal, e foi transferido para a empresa Ventrix, também de Santa Rita do Sapucaí. O ventilador está em fase de certificação e a capacidade é para produzir até 50 unidades/dia. O diferencial do ventilador desenvolvido pelo Inatel é o sistema de pressurização digital que deixa o controle de gases mais preciso e sem a utilização de ambu, que é um balão usado em emergência, mas que não atende todos os casos de insuficiência respiratória, de acordo com médicos especialistas.

No Teatro Inatel, o Ministro fez um pronunciamento em que destacou as ações do Inatel na promoção da educação e desenvolvimento tecnológico, um exemplo a ser seguido. “Quando a gente vem ao Inatel vê exatamente o reflexo de tudo isso que eu tento pregar através do Ministério. Desde a motivação de jovens para suas carreiras em ciências e tecnologia, até levar a ciência para as escolas, trazer os alunos para a ciência e tecnologia, que é muito louvável e gostaria de reproduzir isso para o país todo. Porque isso causa uma transformação social. Espero que a gente possa trabalhar junto, no Ministério, para ampliar esses programas. O trabalho focado no desenvolvimento de soluções importantes e práticas para o país, que resolvem questões importantes e trabalham no desenvolvimento de tecnologias de ponta é o que eu gostaria de ver em todas as universidades do país”.

O diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, destacou a importância da visita do Ministro ao campus, um marco para a história do Instituto. “Sua carreira demonstra que a ciência ganha relevância, se transformada em ações, em desbravamentos e em conquistas que impactam nosso dia a dia e o nosso futuro. A Ciência e a Tecnologia geram inovações quando embasada nas necessidades e anseios da sociedade, gerando riqueza para o Brasil e perspectivas de desenvolvimento para nosso povo. Com o apoio oferecido pelo senhor na condução do MCTI, seguimos esta linha e transformamos nossos conhecimentos e nossas pesquisas em resultados práticos que atendem as necessidades nacionais e oferecem a indústria nacional a possibilidade de se equiparar tecnologicamente com o que existe de mais atual ao redor do mundo.Os professores e especialistas do Inatel transferem para nossos alunos os conhecimentos alinhados com que existe de mais avançado e nos permite oferecer ao mercado um profissional recém-formado com experiência.Todo este ambiente contribui decisivamente para o empreendedorismo e para inovação. Por este motivo precisamos muito do seu apoio na condução do MCTI para mantermos neste momento tão desafiador as nossas ações”.

Estiveram presentes também na visita o Secretário de Empreendedorismo e Inovação, Paulo Alvim, o prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves, o deputado federal Olavo Bilac Pinto, o vice-diretor do Inatel, Guilherme Marcondes, e o Pró-Diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação do Inatel, Carlos Augusto Rocha, além dos pesquisadores, professores e alunos envolvidos nas pesquisas e desenvolvimento de soluções.

                               

Fonte: Inatel