Notícias

Ministério da Economia lança Portal do Integra

A ferramenta reúne planejamento governamental, gestão estratégica e governança pública do órgão


Está no ar o portal do Programa de Integração, Governança e Estratégia, Integra,  do Ministério da Economia (ME). A ferramenta visa promover um novo arranjo de melhoria da gestão estratégica e da governança corporativa do Ministério, com foco na geração de resultados para a sociedade.

Já considerado uma boa prática, o portal tem se consolidado por meio da construção coletiva da cadeia de valor e do planejamento estratégico institucional, com a definição de marcos de gestão, indicadores e iniciativas prioritárias; do plano plurianual, assim como da implementação de ritos e instrumentos de governança pública.

O Integra abarca o modelo de governança do ME, formado pelo Comitê Ministerial de Governança (CMG) e por sete Comitês Temáticos de Apoio à governança, responsáveis pela definição de políticas e diretrizes de temáticas transversais, como gestão de pessoas, governança digital, compras, comunicação, desburocratização e gestão de riscos. Engloba também o arcabouço conceitual e ferramental de planejamento e estratégia, inovação, gestão de processos e gestão de projetos.

No portal, é possível consultar informações como a missão e a visão do Ministério, seu modelo de governança, sua cadeia de valor e seu mapa estratégico, assim como os projetos implementados pela pasta.

Com a disponibilização do Integra – que reúne planejamento governamental, gestão estratégica e governança pública – o Ministério cumpre o previsto na Lei nº 13.971/2019, que instituiu o atual Plano Plurianual 2020-2023, determinando que “os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional promoverão o alinhamento contínuo entre os instrumentos de planejamento sob sua responsabilidade, com vistas ao fortalecimento da governança pública”.

Covid-19

Desde março deste ano, as ações do Ministério estão voltadas prioritariamente ao combate dos impactos econômicos ocasionados pela pandemia da covid-19. Por esse motivo, o Plano Plurianual 2020-2023 poderá ser revisto para adaptação ao cenário econômico pós-pandemia.

Fonte: Ministério da Economia