Notícias

MCTI, EMBRAPII e Ministério da Defesa assinam Acordo de Cooperação

Termo visa fortalecer os investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na área da defesa


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou na segunda-feira (24) da assinatura do Acordo de Cooperação entre o ministério, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), organização social vinculada ao MCTI, e o Ministério da Defesa (MD). O acordo visa fortalecer os investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no setor de defesa. O foco é realizar ações estratégicas e de interesse nacional que permitam ampliar a inovação das empresas que compõem a Base Industrial da Defesa e Segurança (BID). Participaram da solenidade o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, e o ministro da Defesa, Walter Braga Neto.

Durante a cerimônia, o ministro Marcos Pontes destacou o papel da defesa no cotidiano da sociedade e as aplicações de seus produtos. “Muitas das coisas do nosso dia-a-dia foram desenvolvidas graças ao desenvolvimento de tecnologias para a defesa, e nós teremos muito mais pela frente. O Brasil tem uma capacidade gigantesca de desenvolvimento de tecnologia, e o somatório do trabalho conjunto entre os ministérios traz uma vantagem muito grande para o país, com ganho de conhecimento e riquezas – através de novas empresas, novos serviços, novos produtos, de tecnologias das diversas áreas – assim como na qualidade de vida de cada um dos brasileiros”, disse.

O documento estabelece ações estratégicas a serem desenvolvidas com a parceria e é o primeiro passo para conectar as prioridades da Defesa e das empresas pertencentes à BID com o modelo de apoio da EMBRAPII, assim como integrar o setor às unidades e centros de pesquisa que possuem experiência e competência em trabalhar nos mais diversos desafios tecnológicos da indústria brasileira.

“A EMBRAPII promove a integração das instituições de ciência e tecnologia, os ICTs, com o segmento industrial, incentivando a inovação nos mais variados setores da economia. A parceria que estamos firmando com o Ministério da Defesa visa promover ações conjuntas para o enfrentamento de desafios tecnológicos praticando procedimentos eficientes, ágeis e desburocratizados para o Brasil inovar e crescer”, ressaltou o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

Walter Braga Neto enfatizou que a parceria está no contexto da necessária união de esforços, que possibilitará um maior envolvimento de empresas, em especial as da base industrial de defesa, no desenvolvimento de projetos de interesse do ministério nas etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de produtos estratégicos.

“Essa iniciativa contribui para um objetivo que consta na Política Nacional de Defesa – que prevê o estímulo à pesquisa e a busca por desenvolvimento de tecnologias – aspiração de qualquer país para o seu desenvolvimento, e que poderão alavancar a geração de empregos e, por conseguinte, elevar a renda da população brasileira, girando a economia nacional”, disse.

Estiveram presentes também na solenidade o secretário-executivo do MCTI, Sérgio Freitas, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, e o secretário de Produtos e Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Publicado em 25/05/2021