Notícias

MCTI comemora o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações com muitas atividades

Mês de outubro concentrará uma programação de popularização da ciência, promovendo convergência de esforços para uma ação articulada em nível nacional

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) preparou uma programação de atividades especiais para comemorar o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), que será celebrado em outubro. A comemoração foi instituída pelo presidente Jair Bolsonaro por meio do decreto nº 10.497/2020, que também atribui a coordenação ao MCTI.

O MNCTI tem como propósito principal abrir o conjunto de projetos, ações e programas, seus resultados e oportunidades, durante um período específico (o mês de outubro), estabelecendo um mecanismo nacional – integrado, coordenado e simultâneo – de mobilização em torno da importância da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e suas aplicações para a melhoria da qualidade de vida, como estratégia pedagógica para a formação de cidadãos críticos e preocupados com a constante necessidade de desenvolvimento humano e sustentável.

Com base nos dezesseis anos de popularização da ciência no ministério, o MNCTI concentrará atividades ao longo do mês, promovendo convergência de esforços para uma ação articulada em nível nacional. A comemoração coincide, inclusive, com festividades do calendário brasileiro relacionadas às crianças (12 de outubro), aos professores (15 de outubro), ao Dia Nacional da Inovação (19 de outubro, Lei nº 12.193/2010) e à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a ser realizada de 17 a 23 de outubro em sua 17ª edição.

O evento é uma grande oportunidade de articular e coordenar a promoção e a divulgação científica em âmbito nacional, considerando a otimização dos recursos financeiros, logísticos e de pessoas, em ações de popularização da Ciência, tais como feiras e mostras científicas, olimpíadas, exposições e congressos.

Considerando experiências bem-sucedidas, o MNCTI visa mobilizar municípios e instituições brasileiras para ampliar o movimento articulado de popularização da CT&I do Brasil, alcançando todas as unidades da Federação. Nesse sentido, o MCTI encoraja a todas as entidades e pessoas que ajudem a divulgar o evento, principalmente para jovens estudantes, a fim de despertar-lhes o interesse científico a partir de sua curiosidade natural. São eles o futuro da ciência, tecnologia e inovação do nosso país.

Fonte: MCTI