Lançamento do Programa Carro Sustentável
A P&D Brasil acompanhou a cerimônia de lançamento do Programa Carro Sustentável, realizada no Palácio do Planalto, com a presença de autoridades do Governo Federal, representantes da indústria automotiva e da rede de concessionárias.
A iniciativa, que integra o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), alia preocupação ambiental e justiça social ao estabelecer alíquotas menores para veículos econômicos e menos poluentes e alíquotas maiores para os mais poluentes. No âmbito do Carro Sustentável, veículos que se enquadrarem nos critérios terão Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) zerado.
Para dar mais visibilidade à ação, será adotado um selo identificador nas novas unidades aptas a receber os incentivos. O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Arcelino Júnior, apresentou oficialmente o selo, que será afixado nos veículos e divulgado em campanhas de TV e internet. “Será uma identificação simples, mas bastante prática, onde o consumidor poderá ter ciência de que é esse veículo”, destacou.
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, ressaltou o caráter inovador do programa Mover e a previsibilidade regulatória trazida pela regulamentação do Carro Sustentável e do IPI Verde. Segundo Calvet, os investimentos anunciados pelo setor somam R$ 190 bilhões, contemplando novas tecnologias, produção nacional e maior sofisticação da indústria automotiva.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil dá um exemplo ao mundo no ano em que sediará a COP30, estimulando a descarbonização, a sustentabilidade e a geração de empregos e renda, além de reduzir o preço do carro de entrada.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participou da concepção do programa, ressaltou que a iniciativa é “neutra do ponto de vista fiscal, mas com grande impacto socioambiental”, representando uma política pública que promove o desenvolvimento econômico com responsabilidade fiscal.
Foto: P&D Brasil








































