Lançamento do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial
A P&D Brasil acompanhou o lançamento do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 30 de julho em Brasília, contando com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, Ministros de Estado, autoridades do governo, empresários e sociedade civil. O plano visa estruturar e posicionar o país como um protagonista no cenário global de inovação em IA de modo a instalar seu uso responsável e sustentável nos ativos processuais do serviço público e do setor privado.
Com investimentos na ordem de R$ 23 bilhões, oriundos, grande parte, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além de recursos de Estatais e de contrapartidas do setor privado, para garantir subsidiar ações de impacto imediato e as ações estruturantes formadas por seus 5 Eixos.
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) foi construído do âmbito do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), com a participação ativa da Presidente Executiva da P&D Brasil, Rosilda Prates, no processo de elaboração contribuindo com as percepções das empresas associadas sobre os riscos e oportunidades relacionados à regulamentação da inteligência artificial no Brasil. O Plano esteve em construção desde o início de 2024 e contou com a colaboração de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.
O PBIA tem em sua estrutura 5 Eixos: Eixo 1: Infraestrutura e Desenvolvimento de IA; Eixo 2: Difusão, Formação e Capacitação em IA; Eixo 3: IA para Melhoria dos Serviços Públicos; Eixo 4: IA para Inovação Empresarial; Eixo 5: Apoio ao Processo Regulatório e de Governança da IA. Estrutura importante que irá contribuir para a digitalização da indústria nacional ao encontro das Missões estabelecidas na Nova Indústria Brasil (NIB), além de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a cadeia produtiva da indústria.
Publicado em 06/08/2024