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Lançamento do Índice Global de Inovação 2022

O Brasil ganhou três posições no Índice Global de Inovação (IGI) na comparação com 2021 e agora está no 54º lugar no ranking que abrange 132 países.

A P&D Brasil acompanhou o lançamento do Índice Global de Inovação (IGI) 2022 – Índice de medição global que mensura o nível de inovação em cada país, realizado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, em parceria com o Instituto Portulans e apoio de parceiros internacionais.

Em 2022, o Brasil avançou três posições em comparação com 2021, e alcançou a 54ª posição no ranking do IGI. Apesar do avanço, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a posição não representa resultados expressivamente positivos, tendo em vista que o país caiu sete casas da melhor marca atingida, em 2011, quando o Brasil ocupou o 47º lugar no ranking. Além disso, a CNI destaca que existe um problema estrutural do ecossistema de inovação no Brasil, uma vez que não existe uma política pública que gere segurança para o setor inovar.

Já em relação aos países da América Latina e Caribe, o Brasil é o segundo colocado no IGI, representando um avanço se comparado ao ano de 2021, em que ocupava a quarta posição dentre os países da América Latina e Caribe.

Desde sua criação, em 2007, o IGI tornou-se uma referência na avaliação da inovação e um pilar na formulação de políticas econômicas, levando um número cada vez maior de governos a realizar análises sistemáticas de seus resultados anuais em matéria de inovação e elaborar políticas voltadas para melhorar seu desempenho no Índice.

O IGI 2022 é calculado a partir da média de dois subíndices. O subíndice Insumos de inovação, avalia os elementos da economia que viabilizam e facilitam o desenvolvimento de atividades inovadoras, agrupados em cinco pilares: (1) Instituições; (2) Capital humano e pesquisa; (3) Infraestrutura; (4) Sofisticação do mercado; e (5) Sofisticação empresarial. Já o subíndice Produtos de inovação, capta o resultado efetivo das atividades inovadoras no interior da economia e se divide em dois pilares: (6) Produtos de conhecimento e tecnologia e (7) Produtos criativos.

Com informações CNI



Publicado em 30/09/2022