Notícias

Congresso lança Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital

Governo apoia medida que busca preparar a sociedade para as mudanças trazidas pelas novas tecnologias

O Governo Federal e o Congresso Nacional estão trabalhando juntos na transformação digital da economia e do Estado brasileiro. No lançamento da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, nesta terça-feira (7), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, esse objetivo foi repetido por diversas autoridades presentes, como os deputados federais João Henrique Caldas (PSB-AL), autor do pedido de criação da Frente, e o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL).

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro participou do lançamento da Frente e apontou que, apesar de o Brasil ser o 4º país do mundo em usuários de internet, aproximadamente 25% afirmam ter interagido com o governo por meios digitais. Além disso, ele lamentou que a transformação digital no governo tenha sido concentrada na área de arrecadação de tributos, em que 82% dos serviços já são digitais, em contraposição à média de 25% nos serviços da área social.

“Fizemos muito mal o trabalho de inovação na entrega de direitos”, disse Monteiro, ressaltando que o Governo Federal está ficado neste momento em recuperar o atraso e digitalizar serviços de grande impacto social, como os do INSS, facilitando a vida do cidadão com redução de custos e tempo de espera.

Transformação digital

Ao lembrar que o Brasil é o 109º no mundo do ranking Doing Business, do Banco Mundial, Luis Felipe reafirmou o compromisso de também simplificar o registro de empresas no Brasil. “Fizemos isso por meio de duas medidas provisórias que serão apreciadas por essas casas: da liberdade econômica e do registro de empresas”.

Também representaram o Governo Federal no evento o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira, que destacou que a frente é um movimento que reforça a relevância do Parlamento porque “acompanha na velocidade ideal o anseio do cidadão”.

Criada a partir da assinatura de 201 deputados e 11 senadores de diversos partidos, a nova frente pretende debater a transformação digital na vida dos brasileiros e preparar a sociedade para as mudanças que as novas tecnologias vêm trazendo, como a popularização da internet no país e o uso de aplicativos na mobilidade urbana.

Fonte: Ministério da Economia