Notícias

P&D Brasil e MCTI assinam Protocolo de Intenções

P&D Brasil realiza cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções celebrado com o MCTI para impulsionar o ambiente de desenvolvimento tecnológico nacional

A P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação, realiza Cerimônia de Assinatura do Protocolo de Intenções (MOU), celebrado com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a presença do Ministro de Estado do MCTI, Sr. Paulo Alvim, na sede da associada DATACOM, em Eldorado do Sul (RS).

O MOU tem o propósito de incentivar o desenvolvimento tecnológico nacional, o aumento da competitividade internacional e a inovação no país, por meio do fortalecimento do ambiente das empresas de base tecnológica nacional. Um importante marco para a P&D Brasil, por ser a primeira entidade a ter um instrumento desse modelo firmado com o MCTI.

O Protocolo de Intenções tem como objetivos estratégicos: 1. A Construção de indicadores da Política de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC; 2. A Criação do Selo de Tecnologia Nacional; 3. A Criação do Ambiente de Demonstração de Tecnologias; 4. O Desenvolvimento de Plataforma de Divulgação de Soluções de Tecnologia e Produção Nacional; 5. A Inserção internacional; 6. O Apoio à capacitação de recursos humanos; 7. A Realização de estudo e 8. A Realização de evento do ambiente de desenvolvimento tecnológico nacional.

Acompanharam o Ministro do MCTI, Paulo Alvim, na cerimônia, o Secretário de Empreendedorismo e Inovação, José Gontijo, o Diretor do Departamento de Empreendedorismo Inovador, Marcos Cesar, e o Diretor do Departamento de Promoção Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Lavouras.

Participaram da cerimônia, pela P&D Brasil, o Presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Andrade, o Presidente do Conselho Superior, Antonio Carlos Porto, a Presidente Executiva, Rosilda Prates, os executivos das empresas associadas, ALIGERA, CPQD, DATACOM, DIGICON, DIGISTAR, HT MICRON, IMS, PARKS, PERTO, os Institutos de Pesquisas (ICTs) aliados à P&D Brasil, ELDORADO, INATEL e SOFTSUL, além do pró-reitor da UFRGS.

Sobre a P&D Brasil

A P&D BRASIL – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação é formada por empresas que dominam o ciclo de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos seus produtos e soluções realizados no Brasil, com atuação na promoção do desenvolvimento tecnológico e internacionalização, estimulando o adensamento da cadeia produtiva, a agregação de valor e a geração de riqueza para o país. Indústrias nacionais e multinacionais de destaque no mercado brasileiro, dos segmentos de Automação Bancária, Automação Industrial, Energia, Informática, Redes, Saúde, Segurança, Semicondutores e Telecom, que investem em média 16% do seu faturamento incentivado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I e 2,86% com relação ao faturamento bruto total, superando inclusive os 1,14% da média nacional de dispêndios em P&D em relação ao PIB brasileiro. Com R$ 32,3 bilhões de faturamento anual, nossas empresas geram 48,5 mil empregos diretos, onde cerca de 5 mil estão concentrados em áreas do conhecimento. Entre os associados, ICTs que fazem parte do ecossistema de desenvolvimento tecnológico e inovação do Brasil importantes atores para a geração de conhecimento no país.













Publicado em 15/09/2022