Notícias

Carta Aberta P&D Brasil – “Nova Indústria Brasil”

P&D Brasil parabeniza o lançamento do programa “Nova Indústria Brasil” (NIB) pelo Governo Federal.

Carta Aberta P&D Brasil – “Nova Indústria Brasil”

Ao Senhor, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho – Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC

Ao Senhor, Uallace Moreira Lima – Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços – MDIC

À Senhora, Verena Hitner Barros – Secretária-executiva da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial – MDIC

Prezados Senhores e Senhora,

A P&D Brasil – Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação parabeniza o lançamento do programa “Nova Indústria Brasil” (NIB) pelo Governo Federal, importante passo em direção ao fortalecimento do mercado interno, da indústria local, desenvolvimento tecnológico e soberania nacional.

O compromisso do Governo Federal em promover iniciativas que impulsionem o setor industrial é crucial para o crescimento econômico, social e sustentável do país, e o programa “Nova Indústria Brasil” demonstra uma visão proativa em abordar desafios e explorar oportunidades, visando a modernização, inovação e competitividade do setor produtivo.

Ao integrar diversas dimensões do desenvolvimento econômico, social e sustentável, a nova política industrial demonstra ser uma política visionária que busca não apenas reverter as tendências negativas, mas também reposicionar o Brasil como um player relevante e competitivo no cenário global. O reconhecimento do papel-chave da indústria nacional no desenvolvimento do país, bem como a percepção das complexidades enfrentadas pelo Brasil nas últimas décadas, fornece uma base sólida para a formulação de políticas eficazes. Esta iniciativa representa uma abordagem estratégica para promover a neoindustrialização do Brasil, fortalecendo a economia e contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias avançadas, o aumento da competitividade, a geração de empregos qualificados e a promoção de um ambiente de negócios mais robusto e sustentável. Estamos confiantes de que, com a implementação eficaz deste programa, o Brasil alcançará novos patamares de competitividade industrial.

Reconhecemos também a preocupação com a participação da sociedade civil organizada, promovendo o amplo diálogo nos grupos de trabalho no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), que resultaram em um programa alinhado com as necessidades e desafios enfrentados pelo setor produtivo.

Estamos à disposição para colaborar ativamente com a “Nova Indústria Brasil” e novamente parabenizamos toda a equipe envolvida na elaboração deste programa. Reiteramos nosso compromisso em apoiar as iniciativas que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e a inovação no Brasil.

Sobre a P&D BRASIL – Associação formada por empresas que dominam o ciclo de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos seus produtos e soluções realizados no Brasil, com atuação na promoção do desenvolvimento tecnológico e internacionalização, estimulando o adensamento da cadeia produtiva, a agregação de valor e a geração de riqueza para o país. Indústrias nacionais e multinacionais de destaque no mercado brasileiro, dos segmentos de Automação Bancária, Automação Industrial, Automotivo, Energia, Informática, Redes, Saúde, Segurança, Semicondutores e Telecom, que investem em média 16,92% do seu faturamento incentivado em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – P&D,I e 2,03% com relação ao faturamento bruto total, superando inclusive os 1,2% da média nacional de dispêndios em P&D em relação ao PIB brasileiro. Com R$ 92 bilhões de faturamento anual, nossas empresas geram 66 mil empregos diretos, onde cerca de 6 mil estão concentrados em áreas do conhecimento. Entre os associados, estão ICTs que fazem parte do ecossistema de desenvolvimento tecnológico e inovação do Brasil, importantes atores para a geração de conhecimento no país.

Nos mantemos à disposição, destacando nosso total interesse em continuar colaborando com o MDIC na formulação e aprimoramento das boas políticas públicas que corroborem para a soberania tecnológica do nosso país.

Cordialmente,

Rosilda Prates, Presidente Executiva da P&D Brasil