Notícias

Brasil não pode perder bonde da história com 5G, diz Hamilton Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta terça, 8/9, que o governo trabalha na elaboração do edital do leilão do 5G com olhar na segurança, mas sem esquecer eficiência e economicidade.

“O Brasil não pode perder o bonde da história e deixar de embarcar nessa tecnologia junto com o resto do mundo. Perder essa oportunidade significará décadas de atraso e prejuízo”, afirmou Mourão em mensagem divulgada na abertura do Painel Telebrasil 2020, realizado pela internet.

“Compete o governo missão de conduzir adequação do nossos sistema de telecomunicações para essa nova tecnologia, e isso deve ser feito de forma segura, protegendo nossos conhecimentos sensíveis e nossa privacidade, mas utilizando os meios já instalados e considerando os princípios da eficiência, economicidade e segurança.”

Segundo o vice presidente, “os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, em conjunto com a Anatel e o Gabinete de Segurança Institucional, estão estabelecendo parâmetros técnicos adequados para o processo licitatório, de forma a no mais curto prazo criar as condições adequadas para que nossas operadoras iniciem a adequação para o novo sistema”.

Fonte: Convergência Digital