Clippings

ABDE empossa novo Conselho Consultivo durante Fórum em Recife

ABDE – 18/09/2025

Corpo estratégico reúne representantes de instituições financeiras, academia e setor público para ampliar o diálogo e fortalecer o Sistema Nacional de Fomento

Durante o Fórum Debate ABDE – Nordeste: Oportunidades de Investimentos e Desafios Regionais, realizado nesta quarta-feira (17), no Recife (PE), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoveu a cerimônia de posse de seu novo Conselho Consultivo. Realizada na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), em parceria com a Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), a solenidade marcou a ampliação do espaço de diálogo da instituição com a sociedade e a integração de diferentes perspectivas às decisões estratégicas do Sistema Nacional de Fomento (SNF).

A presidente da ABDE, Maria Fernanda Coelho, conduziu a entrega dos certificados aos integrantes do Conselho, que terão a missão de apoiar a diretoria na formulação de políticas, no fortalecimento da rede de fomento e na identificação de caminhos para ampliar o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Segundo Maria Fernanda Coelho, a criação e o fortalecimento do Conselho Consultivo representam um avanço institucional para a ABDE. “Esse colegiado é uma ferramenta estratégica de diálogo que contribui para fortalecer o Sistema Nacional de Fomento e ampliar as ações de desenvolvimento no país”, afirmou.

Entre os nomes empossados está o do diretor de Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa, que, mesmo não estando presente à solenidade, já recebeu o certificado de posse. Barbosa tem trajetória reconhecida como economista, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, além de professor da UnB e da FGV.

CONSELHO – O Conselho Consultivo é composto por representantes de diferentes áreas, como o setor financeiro, a academia, a gestão pública e o setor empresarial, o que reforça seu caráter plural e estratégico. Passaram a integrar o colegiado:

  • Sérgio Gusman, presidente da AgeRio, com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro.
  • Ari Rabaiolli, presidente do Badesc e empresário com atuação destacada no setor de logística e transporte.
  • Nelson Barbosa, diretor de Planejamento do BNDES, economista e ex-ministro da Fazenda e do Planejamento.
  • José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial, referência em previdência complementar.
  • Marco Aurélio Crocco, economista e professor titular da UFMG, especialista em desenvolvimento regional e finanças verdes.
  • Gilberto Perre, secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos, com ampla experiência em articulação federativa.
  • Manoel Pires, professor da FGV e coordenador do Observatório de Política Fiscal do Ibre.
  • Tânia Bacelar, economista e professora emérita da UFPE, referência em desenvolvimento regional.
  • Rosilda Prates, presidente da P&D Brasil, defensora da inovação tecnológica e da inclusão feminina no Mercosul.
  • Joisa Dutra, diretora do Centro de Regulação em Infraestrutura (FGV CERI), especialista em energia e regulação com atuação internacional.