Notícias

Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho lança selo de apoio

A Campat existe desde 1971 e se traduz em um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho

A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) divulgou nesta quarta-feira (28/04) o Selo de Apoio da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) deste ano, que pode ser utilizado por instituições e empresas engajadas na iniciativa.

Por meio da página da CANPAT no Portal da SIT (gov.br/sit), os interessados tem a possibilidade de baixar a imagem do Selo (em formato PNG ou CDR) e utilizar a logomarca própria em conjunto. Também pelo site é possível enviar a marca da instituição para que ela figure em um painel virtual de apoiadores da Campanha.

A entidade ou empresa que aderir ao Selo CANPAT compromete-se tacitamente a manter boas práticas de Segurança e Saúde no Trabalho e a combater o trabalho infantil e o trabalho análogo ao de escravo no ambiente laboral.

“A prevenção de acidentes de trabalho deve fazer parte do dia a dia de trabalhadores, empregadores e de toda a sociedade. A criação do Selo foi uma forma de todos poderem externar essa conduta e vai ajudar a conscientizar e engajar cada vez mais pessoas e organizações”, afirma Romulo Machado e Silva, Subsecretário de Inspeção do Trabalho.

O lançamento foi feito no dia 28 de abril, data que marca o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, instituído pela Lei no 11.121, de 2005.

Saiba mais sobre o Selo de Apoio da CANPAT 2021 no endereço eletrônico https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/canpat-2/canpat-2021/selocanpat. 

CANPAT

A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que existe desde 1971, se traduz em um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, de cunho essencialmente prevencionista.

O tema central da CANPAT deste ano é “Segurança e Saúde no Trabalho: um Valor para o Brasil”.

Embora a CANPAT aborde aspectos gerais de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, a cada ano a Campanha tem o propósito de provocar debates específicos. Assim, a CANPAT 2021 pretende ressaltar as vantagens da redução de acidentes para toda a sociedade, com materiais gráficos e eventos enfocando que Segurança e Saúde no Trabalho (SST) gera “valor para o Brasil”, “Mais competitividade para as empresas” e “Mais qualidade de vida para os trabalhadores”.

Abril Verde

O Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho nasceu como fruto de um movimento de trabalhadores no Canadá, na década de 1980, que ganhou o mundo. A escolha da data se deu por conta de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, onde a explosão de uma mina matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT instituiu a Data como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Fonte: Ministério da Economia

Publicado em 29/04/2021