Notícias

MERCOSUL: Presidência paraguaia 2020 visa fortalecer a integração regional para proporcionar benefícios concretos às pessoas

Um dos objetivos da Presidência Pro Tempore Paraguaya 2020 do Mercosul é o fortalecimento do bloco, interna e externamente, afirmou o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Rivas Palacios, na abertura da Reunião de Coordenadores Nacionais da Grupo Mercado Comum (GMC) que está sendo realizado no Salão de Assembléias do Edifício Benigno López, sede da Chancelaria Nacional. Delegações da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai participam.

Ele explicou que um forte Mercosul externo, como o Acordo com a União Europeia e o Acordo com a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), são sinais de potencial internacional e são sinais muito importantes do grande triunfo do multilateralismo sobre protecionismo

“Buscamos com a Presidência Pro Témpore Paraguaya del Mercosur consolidar a União Aduaneira e a Política Comercial Comum; Procuramos avançar no fortalecimento de nossas economias por meio de cadeias produtivas ”, afirmou, destacando as negociações em andamento com o Canadá, a Coréia, Cingapura e a possibilidade de negociar um acordo com o Reino Unido.

Ele mencionou que o Vietnã e a Indonésia também estão solicitando o início de negociações com vistas a um acordo com o Mercosul, observando que são sinais de uma imagem positiva do bloco no exterior. “À medida que avançamos internacionalmente, teremos melhores chances de melhorar o bem-estar de nossos cidadãos em nossos países e criar condições vantajosas para o fortalecimento do Mercosul em todo o mundo”, afirmou.

Ele também mencionou que outro dos objetivos do PPTP 2020 é alcançar o que será chamado de “Pacto de Encarnação”, para o qual se inicia o trabalho, em um documento contendo o que está relacionado aos pilares fundadores do Mercosul, a fim de ratificar os princípios. do Tratado de Assunção e uma integração muito mais forte e estreita com os cidadãos.

“É um instrumento de ratificação dos princípios e objetivos do Tratado de Assunção e um roteiro para as décadas de 20 e 30”, afirmou.

Entre as prioridades do PPTP 2020, ele disse que se concentra em alcançar resultados concretos e tangíveis em áreas que impactam diretamente a vida cotidiana das pessoas, para melhorar suas condições de vida e oferecer oportunidades reais, um Mercosul que aponta para um bloco de integração entre os países irmãos que buscam a prosperidade de seus povos.

Da mesma forma, o trabalho continua nos quatro pilares do Mercosul: econômico-comercial, jurídico, institucional e redução de assimetrias e inclui novas dimensões em relação às questões comerciais atuais, como o comércio de serviços, comércio eletrônico, a agenda digital e o empoderamento econômico das mulheres.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores – República do Paraguai .