Reunião Extraordinária da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB)
No dia 3 de julho, foi realizada reunião extraordinária da Câmara de Comércio Exterior (CEB) para tratar da recente conclusão do Acordo de Livre Comércio entre o Brasil e os países da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), composta por Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein.
A reunião contou com a participação da Secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, do diplomata Henrique Choer Moraes (MRE) e de Ana Lucia Gomes (MAPA). Durante o encontro, foi apresentada uma exposição sobre os principais pontos do acordo, com destaque para os capítulos de Compras Governamentais e Propriedade Intelectual. Esses dispositivos garantem ao Brasil a manutenção de espaço regulatório necessário à implementação de políticas públicas em áreas estratégicas como acesso à saúde e desenvolvimento científico e tecnológico.
Foram destacados como setores com maior potencial de aproveitamento das oportunidades abertas pelo acordo os segmentos de Alimentos, Químicos, Máquinas e Equipamentos, Metalurgia e Produtos de Metal.
A expectativa é de que o texto do acordo seja publicado até o final de agosto. Após a publicação, o acordo poderá entrar em vigor bilateralmente com a assinatura dos países, não sendo exigida a ratificação simultânea por todos os membros da EFTA.
Sobre a CEB – Coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) é um mecanismo que reúne empresas e entidades empresariais de setores da agricultura, indústria e serviços com o objetivo de acompanhar e influenciar as negociações de acordos comerciais.
Foto: P&D Brasil








































