Notícias

MCTI participa da abertura do Painel TeleBrasil 2020 LIVE

Com o painel “A conectividade essencial”, as discussões mostraram sua importância para a recuperação social e econômica do país.

O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Julio Semeghini, representou o ministro Marcos Pontes no painel de abertura do Painel TeleBrasil 2020 LIVE, nesta terça-feira (8) e elogiou o presidente da república, Jair Bolsonaro, seus ministros e o Congresso Nacional pelos avanços no setor. O evento é o principal encontro nacional de lideranças na indústria de telecomunicações e é importante para a discussão de futuras ações do poder público para o setor.

Semeghini ressaltou os avanços na construção do marco regulatório de TICs e na instalação de uma infraestrutura eficiente de banda larga no Brasil. “Para assegurarmos a transformação digital em sua plenitude e para dar oportunidade para todas as regiões do país, o governo está realizando várias ações e já demos passos importantes na construção do marco regulatório para o setor no país”, afirmou o secretário.

O secretário-executivo destacou avanços significativos do governo em conjunto com o Congresso Nacional, como a Lei de Informática (o novo PADIS) e que é fundamental discutir e aprovar a revisão da Lei do Bem e o Marco Regulatório das Startups para assegurar as oportunidades da transformação digital, pois é importante o fortalecimento das soluções que irão trafegar na nova estrutura de TICs.

Um exemplo para entender a importância destas soluções é a Internet das Coisas (IoT), que já tem previsão no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 para renúncia de receitas com a não incidência de Condecine, Fistel e CFRP em estações de telecomunicações que integrem aplicações de IoT. Semeghini realçou o trabalho intenso das 4 câmaras de IoT criadas no ano passado com tópicos específicos (Saúde, Indústria, Cidades e Agro) para articular com a academia, o setor produtivo e os governos estaduais e municipais na construção de soluções que repercutirão diretamente na vida de todos os brasileiros.

Também falou da Inteligência Artificial (IA) como imprescindível e necessária para alavancar soluções para a economia brasileira. “Estamos articulando junto com a academia e setores privados para a construção de laboratórios de inteligência artificial. É importante lembrar que estamos na fase final de seleção de 4 centros tecnológicos de excelência e sua aplicação na solução dos mais diversos cenários. ”

A abertura do evento contou com a participação do vice-presidente da república, general Hamilton Mourão, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações Vitor Menezes e o presidente da Telebrasil, Luiz Alexandre Garcia.

O evento continua durante o mês de setembro, até o dia 29, e a participação é gratuita pelo endereço www.paineltelebrasil.org.br.

Fonte: MCTI