Notícias

30ª edição dos Diálogos da MEI

P&D Brasil participa da reunião de Líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)

P&D Brasil participou da Edição Especial que marcou o 30º DIÁLOGOS da MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação. A edição foi realizada em parceria com o BID sobre o tema Compras Públicas para Inovação. A abertura da reunião foi feita pela Diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, e pelo representante do BID no Brasil, Morgan Doyle. Morgan ressaltou que as compras públicas são uma ferramenta essencial para fomentar a inovação, mas que dentre os principais desafios impostos cabe citar a mudança na cultura dos gestores públicos, a capacitação, foco no problema e conhecer as principais tendências do mercado.

O encontro virtual contou com a apresentação do presidente do conselho de administração da Ultrapar, Sr. Pedro Wongtschowski, apresentando as Prioridades da MEI para melhor uso do poder de compra do Estado e a importância do instrumento para alavancar inovação empresarial. Ele destacou que o Brasil possui elevado gasto com compras públicas, mas tem dificuldade para usar o instrumento de forma estratégica, além de apresentar os avanços e os gargalos do contexto brasileiro de compras governamentais.

Em seguida, o Secretário Especial Adjunto de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Sr. Bruno Portela, apresentou o tema de compras públicas num contexto de avanços e desafios para o Marco Legal de CT&I. Bruno destacou os Marcos Legais voltados para compras públicas de inovação, como o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação; instrumentos jurídicos de cooperação e parceria; as Encomendas Tecnológicas e o Marco Legal das Startups; bem como a contratação de Soluções Inovadoras pelo Estado: Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI).

André Rauen, Diretor de Estudos de Inovação do IPEA, apresentou o cenário brasileiro de compras públicas para inovação e o Sr. Gustavo Crespi, Especialista da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação do BID, pontuou sobre as experiências internacionais.

O Sr. Carlos Grabois Gadelha, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, destacou a relação do uso do poder de compras no Brasil: casos bem sucedidos, na perspectiva da área da saúde e o Sr. Rodrigo Pérsico, Diretor de Inteligência de Mercado, Defesa e Segurança da Embraer apresentou o case de inovação da empresa na área da Defesa.