Notícias

1º Encontro dos Grupos de Trabalho da Câmara do Agro 4.0

A P&D Brasil representada pelo Vice-Presidente da entidade, José Carlos Alcântara Jr, e a Relações Governamentais, Ketty Lins, participou da 1ª reunião dos grupos de trabalho da Câmara do Agro 4.0. A P&D Brasil compõe os quatro grupos da Câmara: (i) Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação; (ii) Desenvolvimento Profissional; (iii) Cadeias Produtivas e Desenvolvimento de Fornecedores; e (iv) Conectividade no Campo. O órgão será responsável por construir uma estratégia para as fazendas conectadas, que utilizam soluções como automação, interatividade, monitoramento em tempo real, Big Data, entre outras soluções.

A reunião inicial da Câmara do Agro 4.0, coordenada pelo MCTIC e pelo Mapa, contou com a participação de representantes da iniciativa privada, academia e institutos de pesquisa.

Eficiência

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC, José Gontijo, ressalta que o foco do trabalho da Câmara é levar mais eficiência para o agronegócio. A previsão é estabelecer um plano de trabalho até fim deste ano. “Algumas soluções tecnológicas podem resultar em grandes mudanças no setor agrícola brasileiro. O setor é responsável por 25% do PIB. Se aumentar a eficiência desse setor em 10%, aumentamos o PIB em 2,5 %”, exemplifica.

O Plano Nacional de Internet das Coisas, formalizado por meio de decreto em junho, tem o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação nacional e o desenvolvimento de projetos de Internet das Coisas. Além do Agro, fazem parte do plano a Câmara da Indústria 4.0, de Saúde 4.0 e de Cidades 4.0.

Fonte: P&D Brasil, com informações MCTIC