Notícias

Subsecretário de Inovação participa do Global Entrepreneurship Congress

Evento realizado em Bahrein reúne formuladores de políticas públicas, empreendedores e pesquisadores de mais de 170 países

O subsecretário de Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Igor Nazareth, participa nesta semana do Global Entrepreneurship Congress (GEC), em Manama, no Bahrein.

O evento reúne formuladores de políticas públicas, empreendedores e pesquisadores de mais de 170 países para identificar estratégias que ajudem novos empresários a escalarem seus empreendimentos.

Nazareth participou do “Startup Nations Ministerial” nessa segunda. Ele falou da integração de programas do governo federal para startups e dos trabalhos para lançar o Marco Regulatório de Startups. Essas iniciativas são coordenadas pelos Ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, com a colaboração de parceiros privados.

“O GEC é um importante espaço de trocas de experiência em política públicas de estímulo ao empreendedorismo inovador. O encontro trata não apenas das políticas e programas que funcionaram, mas também aqueles que não deram certo. Isso permite que os países aprendam um com os erros dos outros e evitem o mesmo caminho. As discussões tratam também de questões atuais para Brasil, como regulação para startups”, destacou.

Representantes de mais de quarenta países, da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio, participaram do Startup Nations.

No final da noite, o Brasil recebeu um prêmio pela organização da melhor semana de empreendedorismo, a edição brasileira Global Entrepreneurship Week, realizada em novembro do ano passado pelo Sebrae. Foram realizados mais de oito mil eventos em 1.163 cidades, em parceria com mais de 670 instituições.

Nos próximos dias, haverá no GEC mesas sobre internacionalização, regulação, fintetchs, agritechs e desenhos de políticas públicas para o setor, entre outros temas.

Além da programação principal, o GEC permite a realização de reuniões bilaterais. Nazareth terá encontros com representante do governo e de instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, Argentina e Colômbia.

Inovativa Brasil e StartOut Brasil 

O Ministério da Economia tem dois programas voltados a startups. O Inovativa Brasil, coordenado em parceria com o Sebrae, acelera gratuitamente empresas inovadoras em estágio de validação, operação e tração.

O programa conta com mais de 700 mentores voluntários, com representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer. São parceiros do InovAtiva: Senai, ABDI, Abes Software, ABVCap, Anjos do Brasil, Anpei, Anprotec, Apex-Brasil, BNDES, Brasscom, CNI, Endeavor Brasil, Facebook, HBS Angel e McKinsey & Company.

Com pouco mais de cinco anos de existência, o Inovativa é considerado hoje o maior programa de aceleração da América Latina: duas mil startups receberam treinamentos e mais de 800 startups já foram aceleradas.

Em 2017, o Ministério lançou, em parceria com a Apex-Brasil, Sebrae, Anprotec e Ministério das Relações Exteriores, o StartOut Brasil para apoiar à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.

O programa proporciona aos empreendedores capacitação e mentoria personalizada de acordo com a oportunidade e interesse da empresa com o mercado alvo; participação em missão com agenda voltada à prospecção de clientes e investidores e ainda um apoio pós-missão para definição de estratégia de internacionalização e/ou softlanding no mercado-alvo.

Já foram realizadas missões em Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Portugal e Santiago. Para este ano, estão previstas imersões no ambiente de inovação de Toronto, Xangai e mais um destino a ser definido.

Fonte: MDIC