Notícias

Reunião da Câmara Brasileira da Indústria 4.0

Encontro apresentou o balanço das agendas realizadas em 2020

A Presidente Executiva da P&D Brasil, Rosilda Prates, representou a entidade na última reunião de 2020 da Câmara Brasileira da Indústria 4.0, coordenada conjuntamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Ministério da Economia (ME).

A abertura da reunião foi realizada pelo Secretário Paulo Alvin (MCTI) e pelo Sr. Bruno Portela, representando o Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do ME.

O encontro virtual da Câmara da Indústria 4.0 trouxe o debate quanto a revisão do Plano de Ação 2019-2022 e apresentação do panorama geral dos resultados de suas iniciativas em 2020.

Dentre as iniciativas do Plano de Ação realizadas ao longo de 2020, foram destacadas: as linhas de fomento a tecnologias para a Indústria 4.0 e o resultado do edital tecnologias 4.0 (BNDES/FINEP); as notas técnicas produzidas nos âmbitos dos GTs; ações de inteligência artificial do MCTI; o Centro Afiliado para a 4ª Revolução Industrial; e as redes privadas do 5G e o papel da Câmara no debate desse tema.

A respeito das perspectivas para 2021 e a Estratégia Nacional da Indústria 4.0, foi discutido que o documento está sendo elaborado considerando as iniciativas para a Indústria 4.0 conduzidas no cenário brasileiro, e que seus resultados terão consequências no Plano de Ação da Câmara I4.0. Ademais, busca-se consolidar a Câmara como coordenadora de uma política de governo para a Indústria 4.0, no âmbito da Política Nacional de Inovação.