Notícias

Reunião Coalizão Empresarial Brasileira

A Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) reúne empresas e entidades empresariais com o objetivo de acompanhar e influenciar as negociações de acordos comerciais

A P&D Brasil participou da reunião da CEB – Coalizão Empresarial Brasileira, coordenada nacionalmente pela CNI, que teve como pauta a apresentação de balanço dos principais acordos e atividades brasileiras dentro do Mercosul ao longo do ano.

Participaram da agenda o Chefe da Divisão de Coordenação Econômica e Assuntos Comerciais do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, Conselheiro Daniel Leitão, o Subsecretário de Negociações Internacionais do Ministério da Economia, Sr. Alexandre Lobo, o Subsecretário de Estratégia Comercial da Câmara de Comércio Exterior, Sr. Fernando Alacaraz, a Chefe da Coordenação-Geral de Negociações Comerciais Extrarregionais do Ministério das Relações Exteriores, a Ministra Paula Barboza, o Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Sr. Carlos Eduardo Abijaodi, o vice-presidente da Firjan, Sr. Carlos Mariani Bittencourt e o Sr. Reginaldo Arcuri, Presidente da CEB.

Na agenda foi apresentado pelos representantes do governo uma análise da presidência pro tempore brasileira, os próximos passos do governo no Mercosul para o ano de 2020 e as modificações previstas para os instrumentos de alteração tarifária. Também foi feita uma breve atualização a respeito das negociações em andamento entre o Brasil e países como Canadá, Coreia do Sul, Líbano, Cingapura e Japão e a possibilidade de abertura de diálogo com Índia e Israel.

Sobre a CEB – Coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) é um mecanismo que reúne empresas e entidades empresariais de setores da agricultura, indústria e serviços com o objetivo de acompanhar e influenciar as negociações de acordos comerciais. A CEB foi criada em 1996 pela CNI para ser o canal de diálogo e influência do setor empresarial no âmbito das negociações na Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Desde então, a Coalizão se reúne regularmente e promove o diálogo entre negociadores brasileiros e entidades empresariais.

Fonte: P&D Brasil