Notícias

Presidente da P&D Brasil palestra na Reunião da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação no Senado

Debate sobre os Impactos e Benefícios da Lei de Informática para Pesquisa e Inovação no Brasil

Antônio Carlos T. Porto, Presidente da P&D Brasil, participou como palestrante da 3ª Reunião da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação no Senado Federal. O debate de hoje foi sobre os Impactos e Benefícios da Lei de Informática para Pesquisa e Inovação no Brasil. A reunião foi presidida pelo Senador Sr. Izalci Lucas e também contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Marcos Pereira.

Em sua intervenção o Presidente Antonio Carlos Porto destacou o DNA das empresas da P&D Brasil, que investem em média 12% do seu faturamento incentivado em pesquisa, desenvolvimento e inovação, como alicerce às suas estratégias de negócios e competitividade, gerando alto valor agregado em seu processo de produção. Ressaltou ainda, que as empresas da Lei de Informática que têm por estratégia o desenvolvimento tecnológico, aplicam 3 vezes mais a obrigação mínima estabelecida pela Lei (Dados MCTIC/SEMPI).

Pontuou ainda que a longo prazo faz-se necessário pensar em uma política nacional de desenvolvimento tecnológico visando melhorar a posição do Brasil no ranking de inovação e competitividade; fortalecer o ecossistema produtivo e de inovação; estimular maiores investimentos em atividades de P&DI; reter os talentos no país e ampliar postos de trabalho; ampliar as exportações de produtos com produção e tecnologia nacional; promover a competitividade das empresas nacionais no mercado global; dar maior segurança jurídica e previsibilidade para o setor.

Também participaram da reunião representantes do Ministério da Economia, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, dos Institutos de Pesquisa Eldorado e Cesar, do CPQD, além das entidades Abipti, Abisemi e Abinee.

Durante a reunião também ocorreu o lançamento oficial do site e redes sociais da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação – http://www.fpmciencia.org.br/.

No site da Frente está disponível notícias, agendas de reuniões, vídeos, propostas legislativas, dentre outros conteúdos da área de CTP&I.

                     



Fonte: P&D Brasil