Notícias Associados

Ceitec vai fornecer chip de identificação veicular para pedágios do Rio Grande do Sul



 A Ceitec, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que atua no setor de semicondutores, assinou nesta segunda-feira (27) contrato com a EGR, empresa que administra as estradas com pedágio do Rio Grande do Sul, para fornecimento de solução contendo chip de identificação veicular.

 

O contrato prevê a aquisição de 110 mil unidades em 12 meses. O chip da Ceitec será utilizado para solução automática de controle dos veículos isentos nas 14 praças de pedágio controladas pela EGR no estado. O contrato tem validade de um ano, podendo ser prorrogado.

 

O dispositivo da Ceitec pode ser utilizado para pagamento automático de pedágios, aplicado por meio de tags coladas nos parabrisas dos automóveis, que possibilitam que ele seja reconhecido nas cancelas automáticas de pedágios e estacionamentos.

 

São Paulo

As etiquetas adesivas da Conect Car, segunda maior operadora de pedágios do país, já contam com o chip desenvolvido pela Ceitec para identificação veicular. A identificação é feita por antenas instaladas nas cancelas automáticas, por meio da leitura dos dados do adesivo. Assim que o veículo se aproxima é liberada a passagem, descontando o valor do seu saldo. O produto da Ceitec pode ser utilizado para pagamento de pedágios nas rodovias estaduais de São Paulo e nas federais concedidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

SCN Qd. 05 bloco A n° 50
Brasília Shopping - Torre Norte / Sala 926
Bairro Asa Norte - Brasília - DF
CEP 70715-900
61 3326 9977
pedbrasil@pedbrasil.org.br