P&D NO GOVERNO

Ministério da Economia e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Câmara Brasileira da Indústria 4.0 Grupo de Trabalho Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
A Câmara busca o estabelecimento de uma estrutura de governança e gestão, presidida pelos dois ministérios, para atualizar e aperfeiçoar a agenda público-privada da Indústria 4.0 e formular diretrizes para a integração das iniciativas existentes. A Câmara Brasileira da Indústria 4.0 é composta pelo Conselho Superior, de caráter deliberativo, e Grupos de Trabalho, os quais prestarão apoio técnico e apresentarão soluções aos temas da agenda indicados pelo Conselho.
Ministério da Economia Mesa Executiva de Tecnologia da Informação
Grupo de Trabalho Temático, com envolvimento dos setores público e privado, que atua na remoção dos obstáculos à produtividade das cadeias produtivas, sendo um lugar para ação e solução de problemas específicos. Os encontros são periódicos e reúnem os principais representantes do setor privado e do governo envolvidos nos temas e questões levantados. A recorrência das reuniões permitirá o monitoramento das estratégias escolhidas e a efetividade das ações tomadas.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Câmara Internet das Coisas
A Câmara IoT é um órgão multissetorial que tem como objetivos: (a) acompanhar a evolução e o surgimento de novas aplicações máquina a máquina e Internet das Coisas; (b) subsidiar a formulação de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento de sistemas máquina a máquina e Internet das Coisas; (c) promover e coordenar a cooperação técnica entre todos os atores que fazem parte do ecossistema de Internet das Coisas no Brasil.
Ministério da Justiça (MJ) Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP)
Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), órgão colegiado consultivo integrante da estrutura básica do Ministério da Justiça, tem por finalidade elaborar as diretrizes para a formulação e proposição de plano nacional para o combate à pirataria, à sonegação fiscal dela decorrente e aos delitos contra a propriedade intelectual.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Câmara do AGRO 4.0
Grupo de Trabalho Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação
A Câmara do AGRO 4.0 faz parte do Plano Nacional de Internet das Coisas e tem o objetivo de articular e propor iniciativas para alavancar a expansão da internet no ambiente rural; aumentar a produtividade no campo; fomentar a aquisição de tecnologias e serviços inovadores no ambiente rural; estabelecer ações para que o Brasil se torne exportador de soluções de internet das coisas (IoT) com aplicação no agronegócio; formar e capacitar recursos humanos qualificados para o agronegócio; e difundir a Ciência, Tecnologia e Inovação entre os atores que fazem parte do encadeamento produtivo e/ou tecnológico. A ideia é ter um órgão de debates com participação do governo, empresas e academia para construir uma estratégia para as fazendas conectadas, que utilizam soluções como automação, interatividade, monitoramento em tempo real, Big Data, entre outras tecnologias.
Ministério do Meio Ambiente (MMA) Grupo de Trabalho RoHS Brasileira
O Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e instituído no âmbito da Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq), tem o objetivo de propor um instrumento de regulamentação de controle e uso de substâncias perigosas em equipamentos eletroeletrônicos. O GT é composto por representantes do governo e entidades representativas das indústrias.
Confederação Nacional da Indústria (CNI) Conselho de Política Industrial (COPIN)
O COPIN é um Conselho Temático da CNI que monitora a aplicação das políticas públicas que promovem o desenvolvimento industrial e tecnológico. Promove o debate e apresenta propostas para o aperfeiçoamento da política industrial e dos incentivos à inovação.
Confederação Nacional da Indústria (CNI) Coalizão Empresarial Brasileira (CEB)
Coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) é um mecanismo que reúne empresas e entidades empresariais de setores da agricultura, indústria e serviços com o objetivo de acompanhar e influenciar as negociações de acordos comerciais. A CEB foi criada pela CNI para ser o canal de diálogo e influência do setor empresarial no âmbito das negociações na Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Desde então, a Coalizão se reúne regularmente e promove o diálogo entre negociadores brasileiros e entidades empresariais.
Confederação Nacional da Indústria (CNI)  Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)
A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) reúne líderes empresariais, associações industriais e federações estaduais da indústria com o objetivo de estimular a competitividade brasileira a partir do incentivo à inovação. Por meio da interlocução entre a iniciativa privada, academia e o setor público, o grupo trabalha para ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação. Ao todo, mais de 200 executivos e empresários se encontram periodicamente com representantes do Governo Federal em busca de caminhos que potencializem a inovação no setor empresarial brasileiro, bem como avaliar as ações já em curso de estímulo à inovação no país.
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)Comitê Consultivo Ambiente de Demonstração de Tecnologias para Cidades Inteligentes
Projeto elaborado pela ABDI e INMETRO, por considerarem que as tecnologias para Cidades Inteligentes são estratégicas para o desenvolvimento da indústria de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) no país. A ABDI e o INMETRO buscam identificar as empresas e soluções existentes ou em fase de desenvolvimento, pré-comercial ou comercial, passíveis de chiefessays.net testes e qualificação, bem como os fornecedores de materiais e serviços associados às soluções para Cidades Inteligentes e ainda os institutos tecnológicos e demais entidades atuantes no tema.
Forum CTIE
O Fórum de Assessorias Parlamentares de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação congrega 50 entidades dentre instituições públicas e representantes da sociedade civil organizada, como conselhos, confederações, associações, além de organizações sociais e grupos empresariais. Dentre seus objetivos, o ForumCTIE se propõe a articular ações junto ao Congresso Nacional para o fortalecimento da imagem das instituições de ciência, tecnologia, inovação e educação como fontes de informação e esclarecimento durante o processo legislativo.
FACTI
Fundação de Apoio à Capacitação em TI (FACTI) sediada em Campinas/SP, possui como missão apoiar o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI (unidade de pesquisa vinculada ao MCTIC) na execução de políticas públicas e de atividades de pesquisa e desenvolvimento em temas atinentes à área de Tecnologia da Informação e Telecom. A P&D é membro do Conselho Curador da Facti.